Quadrilha usava notas fiscais falsas para revender iPhones roubados; um suspeito foi preso em flagrante.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
Policiais da 16ª DP (Barra da Tijuca) cumpriram, nesta segunda-feira, dez mandados de busca e apreensão contra uma organização criminosa suspeita de vender celulares roubados por meio de uma empresa de fachada. A ação ocorreu no Rio de Janeiro, em Nilópolis, na Baixada Fluminense e em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Até o momento, um homem foi preso.

Segundo a Polícia Civil, o grupo atuava de forma estruturada e dividia as funções. O esquema tinha como base a empresa “Rei dos Eletros LTDA”, criada exclusivamente para emitir notas fiscais falsas.
Os documentos davam aparência de legalidade a celulares roubados ou furtados, que depois eram revendidos a compradores que desconheciam a origem criminosa dos produtos.
Aparelhos eram roubados na Região Metropolitana
A empresa não funcionava no endereço cadastrado, não tinha atividade comercial real, nem estoque compatível com o volume de notas emitidas, apontou a investigação. Os integrantes da quadrilha acessavam de forma indevida o sistema de faturamento para gerar os documentos.
Os aparelhos, na maioria iPhones de última geração, eram roubados na Região Metropolitana do Rio e repassados a intermediários. Em seguida, o grupo anunciava os produtos em plataformas digitais, com preços abaixo do mercado, o que atraía compradores.
Preso em flagrante
Durante a ação, os agentes apreenderam 22 aparelhos celulares, além de um tablet e um notebook. Todo o material seguiu para perícia.
Na casa de Fábio dos Santos Oliveira Filho, de 22 anos, os policiais encontraram 14 celulares. Dois apresentavam restrição por roubo, o que levou à prisão em flagrante por receptação qualificada. Ele será encaminhado à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
De acordo com a Polícia Civil, as investigações seguem em andamento para identificar a origem de todos os aparelhos, mapear a cadeia de receptação e responsabilizar todos os envolvidos no esquema.