Rio de Janeiro, 30 de Janeiro de 2026

Polícia Civil realiza operação em área ligada a Fernandinho Beira-Mar

A Polícia Civil realiza operação na favela do Lixão, em Duque de Caxias, contra o tráfico e roubos, em área ligada a Fernandinho Beira-Mar.

Sexta, 30 de Janeiro de 2026 às 11:20, por: CdB

Investigações indicam que criminosos na favela do Lixão, em Duque de Caxias, usam região como base para roubos na Baixada Fluminense.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

A Polícia Civil fez uma ação contra o tráfico na manhã desta sexta-feira na favela do Lixão, em Duque de Caxias. A região é apontada como reduto histórico de Fernandinho Beira-Mar, líder do Comando Vermelho (CV) preso há quase 25 anos e com condenações que tomam mais de 300 anos de pena.

Polícia Civil realiza operação em área ligada a Fernandinho Beira-Mar | Polícia Civil se mobiliza em operação na favela do Lixão, em Duque de Caxias
Polícia Civil se mobiliza em operação na favela do Lixão, em Duque de Caxias

As investigações indicam que os traficantes que atuam na região “possuem uma estrutura definida e atuante de forma integrada” em uma área que também serve como base para roubos em toda a Baixada Fluminense.

Armas e drogas já foram apreendidas na região, segundo o Governo do Rio. Mas ainda não há informações precisas sobre a quantidade do material encontrado na localidade. Cláudio Castro, governador do Rio, se manifestou. “Seguimos intensificando as ações. O Estado não recua e segue avançando contra criminosos”, afirmou.

A operação é coordenada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis da Baixada Fluminense (DRFA) com apoio da 59ª DP (Duque de Caxias) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), a tropa de elite da Polícia Civil.

A região já foi alvo de uma outra ação das forças policiais há duas semanas. Na ocasião, a Polícia Militar prendeu seis pessoas. Também houve apreensão de cinco pistolas, celulares e de material entorpecente.

Operação Torniquete

É a terceira mobilização da chamada Operação Torniquete só nesta semana. Na quarta-feira, agentes cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão contra o CV na Vila Kosmos, Zona Norte do Rio, que mira criminosos ligados ao sequestro, tortura e assassinato de um jovem em 2025.

Na quinta, policiais prenderam oito pessoas em Manguinhos, Zona Norte do Rio, em uma investigação que mira uma quadrilha do CV ligada a roubos nas principais vias expressas do Rio, como a Avenida Brasil e a Rodovia Washington Luiz.

Edições digital e impressa