Rio de Janeiro, 09 de Março de 2026

Polícia Civil realiza operação contra violência a mulheres no Rio

A Polícia Civil do Rio prendeu 114 pessoas em operação contra a violência de gênero. A ação é parte de um esforço contínuo de proteção às mulheres.

Segunda, 09 de Março de 2026 às 13:20, por: CdB

Até o momento, 114 pessoas foram presas. A operação segue em andamento.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

A Polícia Civil fez uma ação, nesta segunda-feira, para combater os crimes de violência de gênero contra as mulheres no Rio. Até o momento, 114 pessoas foram presas. A operação segue em andamento.

Polícia Civil realiza operação contra violência a mulheres no Rio | Agentes fazem ação de combate à violência contra a mulher
Agentes fazem ação de combate à violência contra a mulher

Coordenada pelo Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), a ação mobiliza centenas de policiais civis em todo o Estado do Rio.

Os agentes cumprem mandados de prisão e fazem diligências para reforçar ações de proteção às vítimas.

– Violência contra a mulher é crime, e deve ser enfrentada com firmeza – disse a delegada Gabriela Von Beauvais, diretora do DGPAM.

A Polícia Civil também tem feito ações de conscientização sobre a importância da denúncia em crimes do tipo.

As ações do Dia Internacional da Mulher continuam até o fim de março e integram um conjunto permanente de iniciativas da Polícia Civil voltadas à prevenção, investigação e repressão aos crimes de violência contra a mulher.

Agressor

Um homem foi preso, na madrugada desta segunda-feira, após agredir brutalmente a namorada no bairro Colégio, Zona Norte do Rio. Ele foi capturado por policiais militares no momento em que arrastava a vítima, na Avenida Monsenhor Félix.  

Uma testemunha acionou a polícia ao presenciar o agressor atacando a mulher no meio da rua. Quando chegaram ao local, os agentes encontraram a vítima desacordada e com diversos ferimentos após receber chutes na cabeça.

Segundo os policiais, o criminoso ainda arrastava a mulher no momento da abordagem. Os militares prenderam o homem em flagrante e acionaram socorro para a vítima, que foi levada para atendimento na UPA de Irajá.

Em depoimento, a mulher contou que mantém um relacionamento com o agressor há cerca de dois anos. De acordo com ela, o homem consumiu bebida alcoólica em excesso e ficou agressivo. 

A vítima pediu para que ele parasse de beber, o que deu início a uma discussão verbal que evoluiu para agressão física. Essa teria sido a segunda vez que o homem apresentou comportamento violento, segundo a mulher.

A testemunha que acionou a polícia relatou que a intervenção dos agentes foi fundamental. Segundo ele, diante da violência dos golpes, a vítima poderia ter morrido caso o ataque continuasse.

O homem foi encaminhado para a 27ª DP (Vicente de Carvalho), onde permaneceu preso. Ele responderá por lesão corporal com base na Lei Maria da Penha.

Edições digital e impressa