Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Legendas vão ao STF pedir mais tempo para formar as federações

As federações, por sua vez, precisarão obter registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até seis meses antes das eleições de 2 de outubro, ou seja, em 2 de abril, tempo que a maioria dos partidos considera insuficiente para fechar um entendimento.

Terça, 01 de Fevereiro de 2022 às 12:04, por: CdB

As federações, por sua vez, precisarão obter registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até seis meses antes das eleições de 2 de outubro, ou seja, em 2 de abril, tempo que a maioria dos partidos considera insuficiente para fechar um entendimento, em nível nacional.

Por Redação - de Brasília e São Paulo
Um dos primeiros temas a serem abordados no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira, as federações partidárias ocupam o alto da agenda para o ano que se inicia nesta terça-feira, após o recesso, com uma sessão solene. Em 9 de dezembro, o ministro Luís Roberto Barroso, relator da ação direta de inconstitucionalidade (ADI) 7021, do PTB, contrário às federações partidárias, autorizou liminarmente a constituição desses institutos.
stf-barroso-e1607359122104.jpg
Barroso foi eleito para um mandato de dois anos à frente do TSE, que vence pouco antes das eleições
As federações, por sua vez, precisarão obter registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até seis meses antes das eleições de 2 de outubro, ou seja, em 2 de abril, tempo que a maioria dos partidos considera insuficiente. Na outra ponta, PT, PSB, PV e PCdoB apresentaram, na sexta-feira, também ao TSE, o pedido de ampliação de prazo para a formalização das federações partidárias. As legendas pleiteiam inicialmente a data de 5 de agosto. Os presidentes dos partidos pretendem se reunir com Barroso, que atualmente também preside da corte eleitoral, e expor as dificuldades objetivas para cumprir o prazo até abril.

Acordo em SP

Independentemente das questões jurídicas e formais, os aspectos políticos têm sido objeto de discussões mais complexas. As quatro agremiações se reuniriam na noite desta segunda-feira para conversar sobre aspectos relacionados a funcionamento de uma federação, principalmente o estatuto. A reunião realizada na última quarta-feira entre PT, PSB, PCdoB e PV foi considerada por todos como “muito produtiva, mostrando grande convergência na construção institucional da federação”, segundo a presidente do PT e deputada federal (PR), Gleisi Hoffmann. Não tem havido, entre as legendas, qualquer dificuldades no consenso em torno do nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Palácio do Planalto, mas as questões regionais têm sido mais difíceis de resolver. Sobretudo no Estado de São Paulo, onde os ex-governadores Geraldo Alckmin (sem partido) e Márcio França (PSB) e o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) aparecem em pesquisas de intenção de voto como candidaturas potencialmente competitivas ao governo paulista. Até o momento, nem PT nem PSB concordam com a retirada de seus respectivos candidatos na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes em nome de um acordo.
Edições digital e impressa