Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Lewandowski diz que apressará sua aposentadoria, no início de 2023

Arquivado em:
Sexta, 09 de Dezembro de 2022 às 13:31, por: CdB

O ministro completa 75 anos em maio, quando precisará abandonar o cargo no Supremo. O magistrado, no entanto, planeja antecipar sua saída para o início de 2023. Portanto, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), precisará indicar um nome para ocupar a vaga de Lewandowski antes do previsto.

Por Redação - de Brasília
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski tem dito interlocutores próximos, segundo apurou a colunista do site de notícias UOL Carolina Brígido, que não pretende “esperar o café ser servido frio” e, assim, deverá anunciar no início do próximo ano a antecipação de sua aposentadoria.
ministro.jpg
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal
O ministro completa 75 anos em maio, quando precisará abandonar o cargo no Supremo. O magistrado, no entanto, planeja antecipar sua saída para o início de 2023. Portanto, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), precisará indicar um nome para ocupar a vaga de Lewandowski antes do previsto. Um dos nomes mais cotados é o do ministro indicado para a Justiça, o ex-governador do Maranhão Flávio Dino.

Transição

Segundo Lewandowski, é comum que magistrados permaneçam no cargo até o último antes da aposentadoria, mas as autoridades começam a perder relevância com a aproximação da data de saída. Perguntado por repórteres sobre a possibilidade de assumir um cargo no primeiro escalão do governo Lula, Lewandowski diz que não tem este plano. Ele é apontado por aliados de Lula como o maior articulador da transição com o STF e espera ajudar o presidente eleito a escolher o substituto para sua vaga.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo