Em nova etapa da ação, Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão contra envolvidos com a facção criminosa.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
Em uma nova etapa da Operação Contenção, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira contra o Comando Vermelho (CV) no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio.

Os investigadores miram o núcleo o grupo responsável pelo “delivery” do tráfico em diversos pontos do Rio. A ação também identificou membros do núcleo que operam dentro do conjunto de favelas, com foco na Nova Holanda, e outros que agem na Região dos Lagos.
Os agentes cumpriram 30 mandados de busca e apreensão concentrados no Parque União e Nova Holanda. Ao menos duas pessoas já foram presas em flagrante. Drogas e veículos foram apreendidos no local. A ação resultou na suspensão nas aulas de 22 escolas e o fechamento de uma unidade de saúde.
“A Operação Contenção vai onde o crime tenta se esconder. Estamos atuando com inteligência, planejamento e integração das forças de segurança para desarticular a estrutura do Comando Vermelho, prender lideranças e retirar armas das ruas. Essa é uma ação contínua. Não vamos recuar”.
Cláudio Castro, governador do Rio
Agentes da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) miram ainda envolvidos no comércio ilegal de armas de fogo, munições, tráfico de drogas e associação criminosa. As diligências contam com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e de unidades do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE).
“Os agentes realizaram intenso trabalho de inteligência e análise telemática aprofundada, que permitiu identificar núcleos criminosos especializados na circulação de armamentos de alto poder ofensivo, na logística de munições e no abastecimento do tráfico”, diz a Polícia Civil por meio de nota.
A entidade afirma, ainda, que a ação mira nas ações logísticas e financeiras do CV para retirar armas de circulação e enfraquecer o poderio bélico da organização criminosa.