Rio de Janeiro, 11 de Dezembro de 2025

Polícia é recebida a tiros durante Operação Contenção no Salgueiro

Mil agentes da Polícia Civil e Militar realizam operação no Complexo do Salgueiro para combater o Comando Vermelho. Ação inclui prisões e busca de armas.

Quinta, 11 de Dezembro de 2025 às 12:32, por: CdB

Mil agentes civis e militares estão nas ruas, nesta quinta-feira, com objetivo de combater o Comando Vermelho.

Por Redação, com Agenda do Poder e ABr – do Rio de Janeiro

As forças de segurança do Rio de Janeiro deflagraram, nesta quinta-feira, mais uma etapa da Operação Contenção no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. A mobilização busca conter a expansão territorial do Comando Vermelho e cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão na região.

Polícia é recebida a tiros durante Operação Contenção no Salgueiro | Agentes retiram barricadas erguidas por criminosos
Agentes retiram barricadas erguidas por criminosos

Policiais foram recebidos a tiros logo na chegada, e criminosos incendiaram carros para tentar bloquear o avanço das equipes.

Seis escolas municipais suspenderam as aulas na região. São elas: Escola Municipal Marinheiro Marcílio Dias, Pastor Haroldo Gomes, Salgado Filho, João Saldanha, Professora Niuma Goulart Brandão e Umei Professora Natalina Muniz de Oliveira.

Outras quatro escolas estaduais também suspenderam as aulas na região. Seis unidades de saúde também estão fechadas.

Mais de mil policiais

Ao todo, mil agentes participaram da ação, com 880 policiais militares e 120 agentes da Polícia Civil. As tropas utilizam 20 blindados, duas aeronaves, 123 viaturas e quatro ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate.

As equipes buscam cumprir 44 mandados de prisão contra alvos ligados ao Comando Vermelho e 25 mandados de busca e apreensão. Um dos nomes procurados é Antônio Ilário Ferreira, o Rabicó, chefe do CV na região e um dos mais velhos da cúpula da facção.

A ação ocorre menos de dois meses após a megaoperação na Penha e no Alemão, na capital. 

Segundo o governo estadual, a operação tem caráter estratégico. O objetivo é interromper tentativas de avanço territorial da facção e reforçar a presença institucional em áreas de conflito.

Ainda não há informações sobre prisões ou apreensões até o momento. A operação segue em andamento.

Nova fase da Operação Contenção

Nova fase da Operação Contenção retira barricadas em chamas e veículos queimados que impedem a circulação no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Ação está em andamento.

Segundo o governo, policiais civis e militares atuam desde as primeiras horas desta quinta-feira.

A primeira etapa da Operação Contenção, realizada no dia 28 de outubro, nos complexos da Penha e do Alemão foi a mais letal da história do estado, com 122 mortos, dos quais cinco eram policiais. Ao todo, foram feitas 113 prisões. O principal alvo, Edgar Alves de Andrade, conhecido como Doca, está foragido. Ele é considerado o principal chefe do Comando Vermelho que não está preso. 

Edições digital e impressa