Rio de Janeiro, 04 de Maio de 2025

Glauber Braga encerra greve de fome, após acordo com Hugo Motta

Após mais de 200 horas em greve de fome, Glauber Braga encerra protesto e fala sobre luta contra o 'Orçamento secreto' e pela responsabilização dos golpistas.

Quinta, 17 de Abril de 2025 às 19:53, por: CdB

Depois desses dois meses, período em que Glauber fará sua defesa, os deputados “poderão soberanamente decidir sobre o processo”, acrescentou o presidente da Câmara. A greve de fome de Glauber Braga durou mais de 200 horas.

Por Redação – de Brasília

Presidente da Câmara, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) anunciou, nesta quinta-feira, que o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) encerrou a greve de fome, que chegou ao nono dia. Em publicação numa rede social, Motta afirmou que a decisão ocorreu após diálogo com o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), e a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), mulher de Glauber. Motta garantiu que a votação do processo de cassação do deputado só acontecerá pelo menos 60 dias após a deliberação da Comissão de Constituição e Justiça.

Glauber Braga encerra greve de fome, após acordo com Hugo Motta | O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) passou mais de 200 horas em greve de fome
O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) passou mais de 200 horas em greve de fome

Depois desses dois meses, período em que Glauber fará sua defesa, os deputados “poderão soberanamente decidir sobre o processo”, acrescentou o presidente da Câmara. A greve de fome de Glauber Braga durou mais de 200 horas. Mais cedo, nesta quinta-feira, o parlamentar recebeu a visita de médicos que o hidrataram com soro e isotônico.

— Estou suspendendo a greve de fome, mas não estamos suspendendo a luta contra o ‘Orçamento secreto’; não estamos suspendendo a luta contra o poder oligárquico; não estamos suspendendo a luta pela responsabilização dos assassinos de Marielle; não estamos suspendendo a luta pela responsabilização dos golpistas de plantão — disse Glauber, em uma coletiva de imprensa no fim desta tarde.

 

Continue lendo

Decisão

A suspensão da greve de fome, segundo o deputado, “vem a partir de uma mensagem que (Hugo Motta) demonstrou, através de toda essa solidariedade, um recuo, uma sinalização importante contra a perseguição que aqui estava operando. Eu não preciso mais falar do que aconteceu ou do que estava acontecendo aqui”.

Em nota, Braga diz que acatou a decisão da plenária popular que organizou com apoiadores. A assembleia reuniu em torno de 30 pessoas e contou com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. De acordo com sua equipe, o deputado perdeu cerca de cinco quilos e agora passará por um protocolo para transição da greve de fome para a alimentação normal.

O processo de cassação, aprovado pela Comissão de Ética da Câmara na quarta-feira, refere-se episódio em que Glauber foi abordado com provocações e ofensas à sua mãe, que estava doente, e retirou à força um militante do Movimento Brasil Livre (MBL), em abril do ano passado.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo