Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

CCJ aprova texto com mais controles sobre emendas parlamentares

A CCJ do Senado aprova projeto que elimina o 'Orçamento Secreto' e estabelece transparência nas emendas parlamentares, com rastreabilidade e regras de execução.

Quarta, 03 de Dezembro de 2025 às 19:40, por: CdB

Segundo Vieira, a matéria “elimina pela raiz o ‘Orçamento Secreto”. O senador afirma que o texto estabelece padrões rigorosos de transparência, com critérios de rastreabilidade, regras para execução.

Por Redação – de Brasília

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira, o Projeto de Lei (PL) que estabelece regras de fiscalização para as chamadas emendas PIX, recursos de transferências especiais indicados no Orçamento por congressistas.

CCJ aprova texto com mais controles sobre emendas parlamentares | O ministro Flávio Dino apura irregularidades na distribuição das emendas parlamentares
O ministro Flávio Dino apura irregularidades na distribuição das emendas parlamentares

Relator do projeto, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) propôs ajustes ao texto. Um deles foi a transformação da matéria em um Projeto de Lei Complementar (PLC) e, assim, determinar que matéria seja encaminhada para análise e readequação da Secretaria da Mesa Diretora do Senado.

Segundo Vieira, a matéria “elimina pela raiz o ‘Orçamento Secreto”. O senador afirma que o texto estabelece padrões rigorosos de transparência, com critérios de rastreabilidade, regras para execução, obrigações de registros em ata e identificação dos parlamentares “padrinhos” dos recursos.

 

Fiscalização

De acordo com o texto em análise, todos os Tribunais de Contas e os sistemas de controle interno deverão compartilhar entre si as bases de dados referentes à execução financeira e orçamentária detalhada das despesas relacionadas às emendas parlamentares; além dos resultados das fiscalizações realizadas sobre essas despesas.

O autor da proposta original é o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO). Na reunião, o parlamentar goiano endossou as mudanças feitas pelo relator e comemorou avanço da matéria.

Cardoso destacou, ainda, ter apresentado o projeto antes mesmo das determinações do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), atualmente o relator de ações sobre emendas na Corte. O senador declarou também ter tratado do projeto em conversa com o ministro Flávio Dino.

Edições digital e impressa