Investigação aponta possível envolvimento do político bolsonarista em desvios de recursos públicos; indiciamento ocorre após operação que mirou irmão de criação do governador.
Por Redação, com CartaCapital – do Rio de Janeiro
A Polícia Federal indiciou o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), pelos crimes de corrupção e peculato. A informação foi divulgada pelo site UOL.
Cláudio Castro é suspeito de envolvimento em esquemas de desvio de dinheiro público em mandatos anteriores, quando ocupava os cargos de vice-governador e vereador na capital fluminense. As investigações, autorizadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), começaram no ano passado e continuam em andamento.
O indiciamento é um procedimento formal realizado pela autoridade policial, que oficializa a acusação com base em indícios suficientes de autoria e materialidade de ilícitos. Isso significa que, após a análise das provas coletadas, a Polícia Federal considera haver elementos que justificam a continuidade das investigações e o possível prosseguimento para denúncia pelo Ministério Público.
Fraudes em programas assistenciais
Em dezembro de 2023, a Polícia Federal já havia realizado a Operação Sétimo Mandamento, que teve como alvo Vinícius Sarciá Rocha, irmão de criação de Cláudio Castro. A operação investigou possíveis fraudes em programas assistenciais do Estado do Rio de Janeiro e também contou com a autorização do STJ. Rocha também foi indiciado.
A defesa do governador Cláudio Castro ainda não se manifestou sobre o indiciamento. A investigação segue em sigilo.