Com 60 anos de idade, Walz é casado, tem dois filhos e foi escolhido por seu potencial para atrair eleitores moderados no meio-oeste norte-americano, um dos principais palcos da corrida pela Casa Branca.
Por Redação, com ANSA – de Washington
A candidata democrata Kamala Harris confirmou nesta terça-feira o governador de Minnesota, Tim Walz, como vice em sua chapa nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
Com 60 anos de idade, Walz é casado, tem dois filhos e foi escolhido por seu potencial para atrair eleitores moderados no meio-oeste norte-americano, um dos principais palcos da corrida pela Casa Branca.
– Estou feliz em compartilhar minha decisão: o governador de Minnesota, Tim Walz, se unirá à nossa campanha como meu companheiro de corrida – disse Harris em um e-mail para apoiadores.
– Tim é um líder com um currículo incrível de resultados para as famílias de Minnesota. Sei que ele levará a mesma liderança baseada em princípios para nossa campanha e para a vice-presidência – acrescentou a candidata, que obteve formalmente a nomeação do Partido Democrata com o apoio de 99% dos delegados da legenda.
– Kamala Harris tomou uma ótima decisão escolhendo o governador Tim Walz como companheiro de chapa – disse o presidente Joe Biden no X. “A chapa Harris-Walz será uma voz poderosa para os trabalhadores e a classe média norte-americana”, salientou.
Walz governa Minnesota, estado pêndulo onde Harris aparece com vantagem sobre o republicano Donald Trump nas pesquisas, desde janeiro de 2019. Antes disso, foi congressista durante 12 anos. Recentemente, cunhou um termo que fez sucesso para definir a chapa Trump-J.D. Vance: “plain weird” (“simplesmente bizarro”).
Candidato a vice
Isso o ajudou a ganhar notoriedade e tempo de TV, superando governadores mais conhecidos na disputa pelo posto de vice de Harris. “É a honra da minha vida ser escolhido por Kamala Harris. Parece um pouco meu primeiro dia na escola”, disse candidato a vice no X.
Assim como Vance, Walz (nascido em Nebraska) tem raízes no meio-oeste branco e rural norte-americano, uma região que vem mostrando crescente simpatia pelo discurso radicalizado de Trump, cuja campanha chamou o governador de Minnesota de “radical de esquerda”.
Por outro lado, o ex-presidente Barack Obama definiu Walz como “parceiro ideal” para Harris. “Ele tem os valores e a integridade para nos deixar orgulhosos, mas a marca de Tim é sua capacidade de falar como ser humano e tratar todos com decência e respeito”, afirmou Obama em uma nota também assinada por sua esposa, Michelle.