Rio de Janeiro, 01 de Fevereiro de 2026

Trump negocia venda do petróleo venezuelano para Índia e descarta o Irã

Trump confirma que a Índia comprará petróleo venezuelano para substituir importações da Rússia, descartando o Irã. Entenda os impactos dessa decisão.

Domingo, 01 de Fevereiro de 2026 às 15:09, por: CdB

Segundo Trump os Estados Unidos disseram a Nova Délhi que poderia em breve retomar as compras de petróleo venezuelano para ajudar a substituir as importações de petróleo russo.

Por Redação, com Reuters – de Palm Beach (FL-EUA)

Presidente dos EUA, o magnata Donald Trump confirmou neste domingo, em seu resort em Mar-a-Lago, que a Índia comprará petróleo venezuelano, em vez do petróleo do Irã.

Trump negocia venda do petróleo venezuelano para Índia e descarta o Irã | A maior parte do combustível consumido na Índia é comprado do Irã e da Rússia
A maior parte do combustível consumido na Índia é comprado do Irã e da Rússia

Segundo Trump os Estados Unidos disseram a Nova Délhi que poderia em breve retomar as compras de petróleo venezuelano para ajudar a substituir as importações de petróleo russo, disseram à agência inglesa de notícias Reuters três pessoas familiarizadas com o assunto.

 

China

O esforço dos EUA para fornecer petróleo bruto venezuelano à Índia ocorre no momento em que Washington busca reduzir a dependência da Venezuela em relação à produção de petróleo. Trump impôs tarifas de 25% sobre os países que compram petróleo venezuelano, incluindo a Índia, a, eu em março do ano passado.

Trump também afirmou no sábado que a China seria bem-vinda a fechar um acordo com os EUA para comprar petróleo venezuelano.

Edições digital e impressa