Rio de Janeiro, 07 de Dezembro de 2025

Suposto ‘Cartel dos Sóis’ passa a ser organização terrorista, nos EUA

EUA classificam o 'Cartel dos Sóis' da Venezuela como organização terrorista, alegando envolvimento em tráfico de drogas e violência no hemisfério.

Domingo, 23 de Novembro de 2025 às 15:36, por: CdB

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse que o “Cartel de losSoles” — nome do grupo em espanhol — é “uma das maiores organizações criminosas que existem no Hemisfério (Ocidental)”.

Por Redação, com Reuters – de Washington

Washington decidiu classificar a suposta existência do ‘Cartel dos Sóis’, da Venezuela, como uma organização terrorista estrangeira responsável por “violência em todo nosso hemisfério” e por traficar drogas aos Estados Unidos e à Europa. A designação, que começa a valer a partir desta segunda-feira, faz parte de uma campanha de pressão do governo de Donald Trump contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusado de liderar o suposto cartel.

Suposto ‘Cartel dos Sóis’ passa a ser organização terrorista, nos EUA | Uma espécie de ‘power point’ foi montado para explicar a existência de um suposto cartel de drogas venezuelano
Uma espécie de ‘power point’ foi montado para explicar a existência de um suposto cartel de drogas venezuelano

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse que o “Cartel de losSoles” — nome do grupo em espanhol — é “uma das maiores organizações criminosas que existem no Hemisfério (Ocidental)”, mas sem apresentar provas concretas quanto às afirmações.

O nome do cartel é uma referência aos pequenos sóis amarelos usados por militares de alto escalão da Venezuela para indicar sua patente e o grupo passará a ser classificado pelos EUA da mesma forma que grandes grupos criminosos mexicanos, como o cartel de Sinaloa. Há, porém, várias dúvidas sobre a real influência deste grupo no tráfico internacional.

 

Tráfico

A maioria dos especialistas acredita que o governo venezuelano se beneficia da produção e do tráfico de cocaína, mas nenhuma fonte independente apresentou, até agora, provas do envolvimento de Caracas no esquema denunciado. A cocaína, em sua maior parte, sai do principal produtor, a Colômbia, diretamente para a América Central e para o México e, depois, para os EUA.

Mas, segundo investigadores norte-americanos, uma proporção significativa passa pela Venezuela, com o governo e os militares ficando com uma boa fatia dos lucros, ainda de acordo com ex-funcionários norte-americanos e venezuelanos. As autoridades dos EUA abriram um processo legal contra militares de alta patente da Venezuela em 2011.

Hugo ‘El Pollo’ (‘O Frango’) Carvajal, ex-chefe da inteligência militar venezuelanda, foi indiciado por conspiração com as guerrilhas marxistas colombianas para o envio de 5,6 toneladas de cocaína da Venezuela ao México, com sua distribuição posterior nos EUA. Carvajal acabou admitindo a culpa e aguarda sentença.

 

Foco

O termo ‘Cartel dos Sóis’ parece, não se sabe ao certo, ter sido cunhado por jornalistas venezuelanos no início dos anos 2000 para descrever qualquer envolvimento de militares no tráfico de drogas. Foi usado formalmente pelas forças da Lei norte-americanas em um indiciamento em 2019.

Jeremy McDermott, um especialista que mora na Colômbia e chefia o centro de estudos InSight Crime, estuda o suposto ‘Cartel dos Sóis’ há 15 anos e diz que não se trata de uma organização criminosa integrada verticalmente, como outros cartéis.

— Sempre esteve muito claro que se trata do tráfico de drogas entranhado no Estado, com foco nos militares, que é onde isso começou — supõe.

Edições digital e impressa