Ao confirmar a ofensiva, o secretário de Defesa norte-americano, Pete Hegseth, definiu o ataque como uma prova do alcance global dos EUA na guerra contra o Irã.
Por Redação, com ANSA – de Washington
Ao menos 80 marinheiros morreram após um submarino dos Estados Unidos afundar um navio de guerra do Irã na costa do Sri Lanka nesta quarta-feira, informou o governo da ilha. A operação foi confirmada pelo Pentágono, que destacou o “alcance global“ de Washington na guerra contra Teerã.

Segundo detalhes revelados pela Marinha do Sri Lanka à agência francesa de notícias Agence France-Presse (AFP), foram recuperados 87 corpos, sendo que ao menos 61 militares iranianos ainda estão desaparecidos. Além disso, 32 pessoas foram retiradas do Oceano Índico com vida e encaminhadas a um hospital na cidade de Galle.
Ao confirmar a ofensiva, o secretário de Defesa norte-americano, Pete Hegseth, definiu o ataque como uma prova do alcance global dos EUA na guerra contra o Irã.
– Um submarino norte-americano afundou um navio de guerra iraniano que pensava estar seguro em águas internacionais. Em vez disso, foi afundado por um torpedo – disse Hegseth em uma coletiva de imprensa realizada no Pentágono.
Donald Trump
O secretário do governo de Donald Trump chamou o bombardeio de “morte silenciosa”, sendo esta a primeira vez que um projétil dos EUA afunda um navio inimigo desde a Segunda Guerra Mundial.
– Assim como naquela guerra, estamos lutando para vencer – falou o líder do Pentágono, reforçando que entre os principais objetivos do conflito conjunto com Israel contra o Irã, iniciado no último sábado, “é destruir a Marinha de Teerã”.
O incidente ocorreu a cerca de 40 quilômetros ao sul do porto de Galle, declarou o governo do Sri Lanka, segundo o qual, o ataque afundou por completo o navio, “restando apenas uma mancha de óleo quando os barcos de resgate se aproximaram”.