Rio de Janeiro, 21 de Janeiro de 2026

SC deve informar a Moraes se há vaga para Silvinei Vasques

Ministro Alexandre de Moraes solicita informações sobre vagas em penitenciárias de SC para Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF condenado por tentativa de golpe.

Quarta, 21 de Janeiro de 2026 às 14:37, por: CdB

O ex-diretor-geral da PRF cumpre pena de 24 anos e 6 meses de prisão por tentativa de golpe no Complexo Penitenciário da Papuda.

Por Redação, com CartaCapital – de Brasília

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, pediu para que penitenciárias de São José e Florianópolis, em Santa Catarina, informem sobre a existência ou não de vagas para a transferência do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques.

SC deve informar a Moraes se há vaga para Silvinei Vasques | O ex-diretor da PRF Silvinei Vasques
O ex-diretor da PRF Silvinei Vasques

Atualmente, Silvinei cumpre pena de 24 anos e seis meses de prisão por tentativa de golpe no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Os advogados do ex-PRF fizeram a solicitação para que ele pudesse ficar mais próximo de seus familiares, facilitando a visitação de parentes.

Ex-diretor da PRF foi detido no aeroporto de Assunção

No dia 26 de dezembro, o ex-diretor da PRF foi detido no aeroporto de Assunção, no Paraguai, quando tentava embarcar em um voo com destino a El Salvador para fugir da prisão no Brasil. Em 2022, no segundo turno das eleições presidenciais, enquanto chefiava a PRF, Silvinei determinou uma série de inspeções em veículos na região Nordeste.

As investigações que levaram à condenação indicam que as ações foram propositais e tinham como objetivo impedir que eleitores do então candidato Lula (PT) pudessem votar. Na decisão, publicada na noite desta terça-feira 20, Moraes pediu ainda para que a Procuradoria-Geral da República se manifeste sobre a determinação em até 5 dias.

Edições digital e impressa