Durante contato de rotina da equipe da RMP, a vítima pediu ajuda porque o irmão estava em sua casa, desobedecendo a proibição de aproximação de 250 metros. A mulher ainda relatou que o suspeito fez diversos xingamentos contra ela.
Por Redação, com ACS – de Rio de Janeiro
A Ronda Maria da Penha (RMP) da Guarda Municipal do Rio realizou, no último sábado, uma prisão por descumprimento de medida protetiva. A ação foi realizada no Centro da cidade, após acionamento da vítima, uma mulher de 39 anos, que já é assistida pela GM-Rio.
Durante contato de rotina da equipe da RMP, a vítima pediu ajuda porque o irmão estava em sua casa, desobedecendo a proibição de aproximação de 250 metros. A mulher ainda relatou que o suspeito fez diversos xingamentos contra ela. Os irmãos moram no mesmo prédio, em andares diferentes, e a vítima reside com a mãe, de 80 anos.
Os guardas municipais foram até o local e encontraram o homem lá. Após o flagrante, o suspeito foi levado para a delegacia da área onde o caso foi registrado pelos crimes de injúria e descumprimento de medida protetiva, com base na Lei Maria da Penha.
Ronda Maria da Penha
A Ronda Maria da Penha já registrou, em três anos de operação (de março de 2021 a 16 de junho de 2024) 86 prisões, sendo a maioria por descumprimento de medida protetiva. Ao longo desse período também foram registradas mais de 41 mil ações de acolhimento a vítimas de diversos tipos de violência doméstica e 6.044 mulheres foram assistidas pelas equipes da GM-Rio.
Durante o registro da ocorrência relacionada a violência contra a mulher, a equipe da Ronda Maria da Penha também foi acionada por pessoas do entorno para dar auxílio a uma mulher grávida, de 32 anos. Os guardas municipais deram suporte a mulher e acionaram o socorre especializado. A mulher foi conduzida para unidade hospitalar pelo Corpo de Bombeiros.