Rio de Janeiro, 24 de Abril de 2025

Polícia realiza ação de erradicação de plantios de maconha na Bahia

Como resultado parcial, houve a erradicação de, aproximadamente, 130 mil pés de maconha, a apreensão de 60 kg de maconha já pronta para o consumo e 40 kg de sementes de maconha, além da prisão em flagrante de três pessoas.

Quinta, 31 de Agosto de 2023 às 14:55, por: CdB

Como resultado parcial, houve a erradicação de, aproximadamente, 130 mil pés de maconha, a apreensão de 60 kg de maconha já pronta para o consumo e 40 kg de sementes de maconha, além da prisão em flagrante de três pessoas.


Por Redação, com ACS - de Brasília


A Polícia Federal, com o apoio da CIPE-CAATINGA/PMBA, GRAER/PMBA, 9° Batalhão de Bombeiros Militar da Bahia e DOA/PRF, deflagrou, a Ação de Erradicação de Plantios de Maconha, na região norte do estado da Bahia.




maconha-1.jpeg
A ação envolveu a participação de cerca de 60 policiais das diversas forças de segurança

A ação envolveu a participação de cerca de 60 policiais das diversas forças de segurança, foram utilizadas duas aeronaves, sendo uma do GRAER/PMBA e uma da PRF, e se desenvolveu em três fases (levantamento, percursora e deflagração).


Como resultado parcial, houve a erradicação de, aproximadamente, 130 mil pés de maconha, a apreensão de 60 kg de maconha já pronta para o consumo e 40 kg de sementes de maconha, além da prisão em flagrante de três pessoas envolvidas no cultivo ilícito.

Continue lendo

Os plantios foram localizados através de levantamentos realizados pela Polícia Federal e Polícia Militar da Bahia, em Abaré/BA, Cabrobó/PE, Sento Sé/BA e Xique-Xique/BA.


O ciclo produtivo da cannabis é monitorado pelos policiais federais e novas ações são realizadas nos períodos próximos à colheita, coibindo, assim, a finalização do cultivo. A persistência das ações de erradicação de plantios de maconha tem como efeito direto a diminuição da oferta de maconha no mercado consumidor.


Com essas operações consecutivas, a Polícia Federal contribui significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga em nosso estado como também em outros estados da região nordeste, evitando assim a escalada da violência tais como: roubos, furtos, homicídios, latrocínios, guerra pelo domínio dos territórios de drogas, dentre outros crimes violentos, geralmente essas ocorrências giram em torno do tráfico de drogas. Cada ponto de venda de droga desabastecido significa um foco a menos de violência.



Cédulas falsas


A Polícia Federal realiza, nesta quinta-feira, o cumprimento de três mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Botucatu/SP.


A ação tem por objetivo combater a aquisição de moeda falsa e, com isso, impedir a introdução do dinheiro falsificado em circulação no mercado, evitando prejuízos a terceiros que muitas vezes acabam lesados com esse tipo de conduta criminosa.


O caso faz parte de investigação proativa de iniciativa da Delegacia de Polícia Federal em Bauru, voltada à repressão de crime de moeda falsa na região e teve início através de informações de inteligência e cruzamento de dados, com apoio da Empresa de Correios e Telégrafos,CORREIOS, que levaram à identificação de locais e pessoas vinculadas a essa atividade ilegal. Os suspeitos poderão responder pelo crime de Moeda Falsa, cuja pena pode chegar a 12 anos de reclusão.


O trabalho investigativo prossegue buscando elementos que permitam identificar a origem do dinheiro falso e a completa identidade de possíveis outros envolvidos na prática criminosa.





Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo