Operação da Polícia Civil mira grupo especializado em roubos de veículos em conjunto de favelas na Zona Norte da capital fluminense.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
A Polícia Civil faz mais uma ação de combate ao Comando Vermelho (CV) no Complexo do Chapadão, em Costa Barros, Zona Norte do Rio. Agentes apreenderam uma SUV blindada com um orifício na janela usado por criminosos para passar canos de armas de grosso calibre.

A Operação Torniquete ocorre inicialmente na comunidade do Gogó de Guadalupe para combater um grupo ligado à facção criminosa especializado em roubos de veículos. O local é apontado pelas investigações como um dos bunkers do CV, para onde são levados veículos subtraídos no Rio.
As ações estão sendo coordenadas pela Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis da Capital. Até o momento, quatro pessoas foram presas. Duas delas em flagrante. Os outros dois estavam em uma lista de cinco mandados de prisão que estão sendo cumpridos pelos agentes, segundo a Polícia Civil.
De acordo com a instituição, esses crimes têm ajudado a financiar as atividades criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos para as famílias de membros da facção presos ou em liberdade.
“Seguimos firmes no enfrentamento ao crime que afeta diretamente o cidadão. Grupos que atacam o patrimônio dos trabalhadores, para financiar o crime organizado, serão caçados e desmontados”.
Cláudio Castro, governador do Rio
Um levantamento feito pela Polícia Civil indica que ações ligadas a roubos de veículos já causaram um prejuízo de quase R$ 43 milhões. As investigações, contudo, já garantiram um bloqueio de bens e valores equivalente a R$ 70 milhões. Mais de 700 suspeitos de envolvimento nos crimes foram presos.
A Operação Torniquete foi implementada para reprimir roubos, furtos e receptação de cargas e veículos. De acordo com a Polícia Civil, os crimes financiam as atividades do tráfico e alimentam disputas territoriais.
Um roubo de veículo a cada 23 minutos
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) indicam o registro de 18.940 roubos de veículo de janeiro a outubro deste ano. É o equivalente a um caso a cada 23 minutos.
Só na área responsável pelo policiamento do Complexo do Chapadão, ocorreram 2.337 crimes do tipo de janeiro a outubro deste ano, 12,3% do total dos casos registrados em todo o Estado do Rio.