As equipes seguem retirando bloqueios instalados por grupos armados. O objetivo é concluir a limpeza, concretar pontos vulneráveis e impedir a reinstalação das barreiras.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
As policiais Civil e Militar continua, nesta segunda-feira, a Operação Barricada Zero em comunidades do Rio, São Gonçalo, São João de Meriti e Duque de Caxias. As equipes seguem retirando bloqueios instalados por grupos armados e recuperando vias tomadas por facções, no 6º dia da ação.

Simultaneamente, os policiais estão nas regiões onde a operação foi iniciada na última semana. O objetivo é concluir a limpeza, concretar pontos vulneráveis e impedir a reinstalação das barreiras.
– Nós não recuaremos. Não vamos permitir que o narcoterrorismo avance e deixe o cidadão de bem acuado. Seguiremos trabalhando até não existir mais nenhum bloqueio ilegal que impeça os moradores de circularem livremente por suas comunidades. Nosso compromisso é para que as pessoas tenham acesso aos serviços públicos e não vivam amedrontados – afirmou o governador Cláudio Castro.
Retroescavadeiras, rompedores hidráulicos e caminhões seguem sendo usados para remover estruturas de concreto, entulho, pneus e grades metálicas colocadas pelo crime organizado.
Locais que recebem a operação nesta segunda:
Rio de Janeiro:
Quitanda
Pedreira
Lagartixa
Duque de Caxias:
Campos Elíseos — entorno de Ana Clara
Saracuruna — Cangulo, Rasta e Coréia
São João de Meriti:
Vila Ruth
São Gonçalo:
Jardim Catarina
Impactos
Na região da Pedreira, a Secretaria Municipal de Educação informou que uma escola precisou ficar fechada.
Já em Caxias, cinco unidades escolares suspenderam todas as atividades por questões de segurança. São elas: Creche Pré-Escola Municipal Susana Naspolini, Escola Municipal Profª Maria Anger Dias Guarino, Escola Municipal Marilância, Escola Municipal Monteiro Lobato e Escola Municipal Campos Elíseos.
A operação
Desde o início da força-tarefa, mais de 1,8 mil toneladas de barricadas entre entulho, concreto, pedras, pneus e estruturas metálicas já foram retiradas das ruas. Somente no quarto dia foram contabilizadas 658 toneladas removidas.