Durante a diligência, os policiais encontraram uma sala onde ficavam guardados os cigarros eletrônicos, que não ficavam expostos à venda, já que a comercialização é proibida no país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro
Agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) apreenderam, na quarta-feira, diversos charutos cubanos falsificados e cigarros eletrônicos em uma tabacaria, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio. A ação teve como objetivo reprimir a pirataria.
Durante a diligência, os policiais encontraram uma sala onde ficavam guardados os cigarros eletrônicos, que não ficavam expostos à venda, já que a comercialização é proibida no país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os charutos piratas apreendidos, ditos puros cubanos, geraram um lucro de até 300% na venda. Além disso, segundo a DRCPIM, podem ser nocivos para a saúde dos consumidores, pois o organismo absorve substâncias tóxicas desconhecidas que são misturadas ao tabaco durante seu processo de falsificação. A delegacia também ressalta que todas as caixas deste produto devem vir com o selo da importadora dos materiais.
O responsável pelo estabelecimento responderá por crimes contra a propriedade industrial, contra as relações de consumo e contra a saúde pública. O material apreendido será encaminhado à perícia e destruído posteriormente.
Polícia fiscaliza postos de gasolina em São Cristóvão e Copacabana
Policiais civis da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) realizaram, na quarta-feira, uma ação de fiscalização nos bairros de São Cristóvão, na Zona Norte da capital, e Copacabana, na Zona Sul. Foram lacradas três bombas de combustível irregulares.
Os agentes realizaram medições nas bombas e verificaram equipamentos que forneciam até 1,2 litro a menos de combustível a cada 20 litros. O máximo permitido seria 100 ml de diferença. A equipe recolheu amostras para análise técnica, que constatou adulteração no combustível etanol.
Foram solicitados documentos para o funcionamento do posto, como licença operacional, alvará e licença do Corpo de Bombeiros. Nada foi apresentado, inclusive as notas fiscais dos combustíveis.
Os proprietários não se encontravam no local. Uma funcionária foi conduzida para a sede da DDSD para prestar esclarecimentos. As investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema, que serão ouvidos e indiciados.
Policiais também fiscalizaram um posto em Copacabana, mas o estabelecimento tinha quantidade ínfima de combustíveis nos tanques, o que impedia de operar para atender clientes. A equipe recolheu amostras para análise posterior.
A ação teve apoio de peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) e de técnicos da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Celular furtado
Policiais civis da 38ª DP (Brás de Pina) prenderam em flagrante, na terça-feira, um homem, de 34 anos, pelo crime de receptação de telefone celular. Ele foi capturado após trabalho de inteligência e monitoramento.
Segundo os agentes, a ação teve como objetivo identificar usuários de celulares roubados e furtados. O homem será encaminhado para o sistema penitenciário, onde ficará à disposição da Justiça.