Rio de Janeiro, 06 de Fevereiro de 2026

Chuva intensa causa alagamentos e quedas de árvores no Rio

Temporal na quinta-feira provoca alagamentos, quedas de árvores e alerta de cheias no Rio, afetando a capital e regiões adjacentes.

Sexta, 06 de Fevereiro de 2026 às 13:57, por: CdB

Temporal de quinta-feira causou transtornos na capital, Baixada Fluminense, Região Metropolitana e Região Serrana.

Por Redação, com Agenda  do Poder – do Rio de Janeiro

A chuva que atingiu o Estado do Rio de Janeiro durante a noite de quinta-feira provocou alagamentos, interrupções no tráfego e alertas de cheias em diferentes regiões. Houve registro de transbordo em São Gonçalo, na Região Metropolitana, e quedas de árvores na capital.

Chuva intensa causa alagamentos e quedas de árvores no Rio | Agentes da Comlurb atuam em bolsão d’água na Rua Jardim Botânico
Agentes da Comlurb atuam em bolsão d’água na Rua Jardim Botânico

Segundo o Sistema Alerta Rio, os núcleos de chuva se deslocaram para o oceano nas últimas horas e não avançam em direção ao município, o que deve cessar o temporal nesta sexta-feira. 

Durante a madrugada, entre 2h30 e 2h45, houve registro de chuva forte nas regiões da estação Tijuca/Muda, com acumulado de 17,2 mm, segundo o sistema Alerta Rio.

Além da Tijuca (11,6 mm), Rocinha (10,0 mm) e Jardim Botânico (8,8 mm). Em outras regiões, como Vidigal, Alto da Boa Vista, Grajaú e Guaratiba, o volume foi classificado como moderado.

Estragos

Na cidade do Rio, a chuva causou queda de árvores e galhos sobre a fiação elétrica. Em Campo Grande, na Zona Oeste, uma árvore caiu sobre a fiação na Estrada Moriçaba, na altura da Estrada do Pré, ocupando uma faixa da via. Equipes da Comlurb atuam na remoção.

Em Copacabana, na Zona Sul, um galho caiu sobre a fiação na Rua Santa Clara, na altura da Rua Henrique Oswald, e também ocupou uma faixa da via.

Os serviços de reparo e manutenção continuaram pela manhã desta sexta-feira, com agentes da Comlurb realizando a limpeza da via e da concessionária de energia.

Na Tijuca, uma árvore caiu sobre a fiação na Rua Carvalho Alvim e atingiu três carros durante a madrugada. Os veículos ficaram danificados, e a Comlurb trabalha na retirada da árvore e na liberação da via. 

Além disso, um bolsão d’água se formou na Rua Jardim Botânico, na altura do Parque Lage. Equipes da Prefeitura atuaram no local.

Baixada

Em Nova Iguaçu, bairros como Cerâmica e o Centro registraram alagamentos. Em Duque de Caxias, a Avenida Automóvel Clube ficou intransitável, e o tráfego foi afetado também na Rodovia Washington Luís, nas proximidades da Refinaria de Duque de Caxias (Reduc).

Em Magé, houve registro de alagamentos no Centro de Piabetá.

Na Região Metropolitana Leste Fluminense, Niterói entrou em estágio de atenção às 23h50 de quinta-feira, devido à atuação de núcleos de chuva moderada a forte.

A Defesa Civil alertou para o risco de alagamentos, transbordo de rios, deslizamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Em São Gonçalo, a Defesa Civil informou que o município permanece em estágio de atenção 3, por causa do acumulado de chuva entre a noite de quinta-feira e a madrugada desta sexta. 

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) emitiu alerta de iminência de transbordo do Rio da Aldeia, na localidade de Ipiíba. De acordo com a Alerta de Cheias, houve transbordo do Rio Alcântara, na região do Parque São Sebastião e Jardim Nova República.

O município também registrou alagamentos pontuais em diferentes pontos. 

Alertas via SMS 

Na Região Serrana, a Defesa Civil de Petrópolis emitiu alerta via SMS para chuva moderada a forte, com possibilidade de raios e rajadas de vento. O órgão orientou a população a acionar o telefone 199 em caso de emergência.

Segundo o Climatempo, a previsão indica acumulados de até 250 milímetros de chuva até o próximo domingo. Há risco de ventos de até 80 km/h, além de alagamentos e deslizamentos. O sábado e o domingo são considerados os dias mais críticos.

Edições digital e impressa