Volta às aulas na rede municipal do Rio inclui camiseta, bermuda, tênis e material escolar completo para todos os estudantes.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
A volta às aulas na rede municipal do Rio de Janeiro começa com uma grande mobilização da prefeitura para garantir uniforme novo e material escolar gratuito a todos os alunos. Segundo informações divulgadas no Diário Oficial do Município, mais de 650 mil estudantes matriculados na rede pública municipal recebem, já no início do ano letivo, um conjunto completo de itens essenciais para o período escolar.

O ano letivo tem início nesta quarta-feira e a entrega dos uniformes e dos kits de material escolar ocorre nas 1.557 unidades da rede municipal. Cada aluno recebe camisetas, bermudas e um par de tênis, além de um kit escolar composto por cadernos, lápis, borracha, canetas, apontador, lápis de cor, canetinhas, giz de cera, tesoura, cola, régua, esquadros, tinta guache, pincel, massa de modelar e as apostilas pedagógicas do RioEduca.
Kits
De acordo com a prefeitura do Rio, os kits também podem ser retirados no primeiro dia de aula, garantindo que todos os estudantes tenham acesso imediato ao material necessário para acompanhar as atividades desde o início do calendário escolar. A ação faz parte de uma política de acolhimento e organização do retorno às aulas, que incluiu a realização do Dia do Acolhimento no último sábado antes do começo do ano letivo.
A rede municipal de educação do Rio de Janeiro é considerada a maior da América Latina. Para viabilizar a distribuição dos uniformes e materiais escolares, a Secretaria Municipal de Educação investiu aproximadamente R$ 83 milhões. Ao todo, serão entregues mais de 4 milhões de itens, incluindo cerca de 1,25 milhão de camisetas, 600 mil bermudas e mais de 600 mil pares de tênis.
A iniciativa busca reduzir desigualdades, aliviar o orçamento das famílias e garantir condições iguais de aprendizado para os alunos da rede pública. Com a distribuição dos uniformes e do material escolar gratuito, a prefeitura aposta em um início de ano letivo mais organizado e com maior permanência dos estudantes nas salas de aula.