Rio de Janeiro, 27 de Janeiro de 2026

Fogo atinge Shopping da Gávea, na Zona Sul do Rio

Um incêndio no Shopping da Gávea, Rio de Janeiro, começou em um quadro de luz no subsolo. Ninguém se feriu. Saiba mais sobre a ocorrência.

Terça, 27 de Janeiro de 2026 às 13:39, por: CdB

Fogo começou em quadro de luz no subsolo, na tarde de segunda-feira. Não há registro de feridos.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

Um incêndio atingiu o Shopping da Gávea, na Zona Sul do Rio, na tarde de segunda-feira. O fogo teve início em um quadro de luz localizado no subsolo do edifício.

Fogo atinge Shopping da Gávea, na Zona Sul do Rio | Incêndio atinge centro comercial na Zona Sul do Rio
Incêndio atinge centro comercial na Zona Sul do Rio

Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes do quartel da Gávea receberam o chamado por volta das 17h30. Pouco mais de uma hora depois, às 18h57, as chamas já estavam controladas. Ninguém se feriu.

Em razão da ocorrência, houve lentidão no trânsito da Rua Marquês de São Vicente, na altura do shopping, segundo o Centro de Operações Rio (COR-Rio). Durante a atuação das equipes, uma faixa da via chegou a ser interditada.

Procurado, o Shopping da Gávea não se posicionou até o momento. O texto será atualizado quando houver retorno. 

Riscos

O incêndio no Shopping da Gávea ocorre meses após um episódio semelhante no Shopping Tijuca, na Zona Norte do Rio, que levou à evacuação do centro comercial e deixou duas pessoas mortas e três feridas.

À época, o site Agenda do Poder produziu uma reportagem especial que discutiu os riscos estruturais desse tipo de ambiente em situações de emergência.

Em entrevista ao jornalista Herculano Barreto, o engenheiro Geraldo Portela chamou atenção para a importância das rotas de fuga, sobretudo em áreas subterrâneas. 

– O subsolo tem desvantagens técnicas em casos de incêndio. Trata-se de um espaço confinado, onde o calor não se dissipa com facilidade. A temperatura sobe mais rápido, a fumaça se torna mais intensa, prejudica a visibilidade, dificulta a locomoção e pode causar asfixia por gases tóxicos – explicou.

Edições digital e impressa