Município entrou no Estágio 2 após chuva intensa e alagamentos na terça-feira, mas cidade segue em Calor 3.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
O município do Rio de Janeiro retornou ao Estágio 1 na madrugada desta quarta-feira, segundo informou o Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio). A mudança ocorreu diante da ausência de previsão de chuva moderada para as próximas horas.

De acordo com o COR-Rio, o Radar Meteorológico do Sumaré não identificou núcleos de chuva sobre a cidade e o entorno no momento da atualização. Além disso, não houve registro de precipitação na última hora.
Para as próximas horas, a previsão indica céu nublado, com possibilidade de chuva fraca de forma isolada.
O Estágio 1 é o primeiro nível em uma escala de cinco e indica que não há ocorrências de grande impacto na cidade. Nesse estágio, podem ocorrer pequenos incidentes pontuais, sem prejuízo significativo à rotina da população.
Alagamentos
Na tarde de terça-feira, o município havia entrado em Estágio 2 às 15h10, após o registro de chuva superior a 25 milímetros em 30 minutos em ao menos uma estação do Sistema Alerta Rio.
Na ocasião, núcleos de chuva muito forte atuaram sobre a Zona Oeste, enquanto outros avançaram da Baixada Fluminense em direção à Zona Norte, com previsão de pancadas intensas, raios e rajadas de vento.
Apesar do retorno ao Estágio 1, a cidade permanece em Nível 3 do Protocolo de Calor, que indica índices elevados de temperatura e sensação térmica entre 36°C e 40°C, com previsão de persistência por mais de um dia.