Em ações distintas, foram apreendidos mais de 43 kg de drogas e 125 caixas de medicamentos contrabandeados. Policiais federais, com o auxílio de cães farejadores e scanner corporal, prenderam em ações distintas passageiros tentando embarcar com droga para o exterior.
Por Redação, com ACS – de São Paulo
A Polícia Federal prendeu, em ação conjunta com a Receita Federal, no Aeroporto Internacional de São Paulo, entre a sexta e esta segunda-feira, 11 passageiros de voos internacionais transportando droga no corpo, nas bagagens e também medicamentos sem a devida documentação legal.
Policiais federais, com o auxílio de cães farejadores e scanner corporal, prenderam em ações distintas, cinco passageiros tentando embarcar com droga para o exterior. Dois deles, uma mulher nacional de Cabo Verde e um homem nacional da Letônia, que viajariam separadamente para Portugal, foram flagrados com mais de 22 Kg de cocaína ocultos dentro de embalagens para lençóis e tapetes.
Em outra ação, os mesmos policiais flagraram uma brasileira, que pretendia embarcar em voo para a França, com mais de 2 kg de cocaína ocultos numa espécie de cinta que ela usava. Por fim, duas brasileiras que embarcariam separadamente para a Espanha foram detidas pelos policiais, que operam o aparelho de scanner corporal, com cocaína na forma de cápsulas, que foram engolidas, oculta dentro dos calçados e quase 3 kg em volumes fixados às pernas.
Em outras duas ações, estas realizadas por servidores da Receita Federal, foram apreendidos cocaína e medicamentos. Um total de 16 Kg de cocaína estava oculto dentro de embalagens para lençóis. A droga estava com um homem, nacional da Espanha, que pretendia embarcar para a França. Em outra ação, realizada na fiscalização de passageiros e suas bagagens, provenientes de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, os fiscais da Receita flagraram um homem e suas quatro sobrinhas transportando medicamento para tratamento da diabetes, que tem sido utilizado na forma off label para emagrecimento, sem a devida documentação legal e cuja quantidade (cerca de 25 caixas encontradas na mala de cada indivíduo), evidencia a intenção comercial. Foi instaurado inquérito policial pelo crime de contrabando, em desfavor dos acusados, e também a fixação de fiança.
Operação integrada entre FICCO/GO e PM/SP apreende 170 kg de maconha
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizada (FICCO/GO), em ação integrada com Polícia Militar de São Paulo, desencadeou, no domingo, operação conjunta de combate ao crime de tráfico ilícito de entorpecentes.
Após informações de que criminosos estariam realizando um transporte ilegal de drogas, com origem do Paraguai e destino final Goiânia, as equipes do Comando de Operações de Dividas da PM/GO – COD abordaram um veículo caminhão guincho, rebocando um segundo veículo. Após busca veicular, foram localizados no interior do veículo rebocado, mais de 168 peças de maconha.
O responsável pelo transporte ilegal foi preso e encaminhado a Polícia Civil de Itumbiara/GO, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.
A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, prendeu no aeroporto internacional em Confins na tarde de domingo, uma passageira com aproximadamente 4,2 kg de substância análoga a cocaína.
Em fiscalização de rotina, a droga foi encontrada na estrutura da mala da mulher que veio de Florianópolis/SC e embarcaria para Portugal, com conexão para Valencia, onde entregaria a substância ilícita.
Ela foi presa em flagrante, encaminhada para a Superintendência da Polícia Federal em Belo Horizonte, e poderá responder pelo crime de tráfico internacional de drogas.