Rio de Janeiro, 27 de Janeiro de 2026

Fraudes na saúde entram na mira da PF no Rio Grande do Norte

A PF deflagra a Operação Mederi no RN, investigando fraudes na saúde. Mandados de busca e apreensão atingem o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra.

Terça, 27 de Janeiro de 2026 às 11:59, por: CdB

Mandados de busca e apreensão atingem oito municípios; o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), está entre os alvos da investigação.

Por Redação, com CartaCapital – de Brasília

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, a Operação Mederi, que visa investigar um suposto esquema de desvio de recursos públicos e fraudes em licitações na área da saúde no Rio Grande do Norte. A ação ocorre a partir de auditorias da Controladoria-Geral da União e mira contratos firmados por administrações municipais com empresas fornecedoras de insumos para a rede pública.

Fraudes na saúde entram na mira da PF no Rio Grande do Norte | Allyson Bezerra, prefeito de Mossoró, é alvo da PF em operação que apura supostos desvios na saúde do Rio Grande do Norte
Allyson Bezerra, prefeito de Mossoró, é alvo da PF em operação que apura supostos desvios na saúde do Rio Grande do Norte

Ao todo, estão sendo cumpridos 35 mandados de busca e apreensão em pelo menos oito municípios potiguares: Mossoró, Natal, Paraú, São Miguel, Upanema, Serra do Mel, Pau dos Ferros e José da Penha. Segundo informações divulgadas pela própria Polícia Federal, também foram adotadas medidas cautelares e patrimoniais contra os investigados.

As apurações apontam indícios de falhas graves na execução dos contratos, como compras de materiais que não teriam sido entregues, fornecimento de produtos em desacordo com o contratado e prática de sobrepreço. As empresas investigadas têm sede no Rio Grande do Norte e atuariam junto a prefeituras de diferentes cidades, inclusive fora do Estado.

Entre os alvos da operação está o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil). Até a última atualização desta reportagem, ele não havia se manifestado publicamente sobre a operação.

Caso as suspeitas sejam confirmadas, os investigados poderão responder por crimes relacionados ao desvio de recursos públicos e fraudes em contratações administrativas.

Mossoró

Allyson Bezerra tem 33 anos e está no segundo mandato como prefeito de Mossoró, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Ele foi reeleito em 2024 com ampla votação e iniciou sua trajetória política como deputado estadual, cargo para o qual foi eleito em 2018.

Servidor da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Allyson é formado em Ciência e Tecnologia e Engenharia Civil, com especialização em Engenharia Ambiental e mestrado em Manejo de Solo e Água. Nos últimos anos, passou a ser apontado como potencial candidato ao governo do estado.

Pesquisa Real Time Big Data divulgada no início de dezembro de 2025 mostra o prefeito na liderança das intenções de voto para o Executivo estadual. Em um dos cenários testados, ele aparece com 36%, em empate técnico com o senador Rogério Marinho (PL), que já anunciou que está fora da disputa. Em outra simulação, Allyson surge com 42% das intenções, abrindo ampla vantagem sobre os demais concorrentes.

Edições digital e impressa