A operação visa a fiscalização da documentação das motos que diariamente passam pela região da aduana e o transporte irregular de mercadorias importados do Paraguai ocultos na estrutura dos veículos para inibir o controle alfandegário.
Por Redação, com ACS - de Brasília
Policiais federais, guardas municipais de Foz do Iguaçu e servidores da FozTrans realizaram, na manhã desta quarta-feira, uma operação de fiscalização nas motos que chegaram ao país pela aduana da Ponte Internacional da Amizade, fronteira com o Paraguai.
A operação visa a fiscalização da documentação das motos que diariamente passam pela região da aduana e o transporte irregular de mercadorias importados do Paraguai ocultos na estrutura dos veículos para inibir o controle alfandegário.
Foram fiscalizadas dezenas de motos durante a operação, sendo, ao final, apreendidas 46 em condições irregulares além de dois veículos de transporte irregular de passageiros.
As fiscalizações na aduana da Ponte Internacional da Amizade estão sendo reforçadas devido a proximidade da época de fim de ano, quando ocorre uma intensificação no fluxo de veículos e pessoas com destino ao Paraguai para compras.
Mercadorias e medicamentos contrabandeados
Policiais federais efetuaram, nesta manhã de quarta-feira, a prisão de duas passageiras em um ônibus intermunicipal durante fiscalização na rodovia BR277.
Durante abordagem na região de Santa Terezinha de Itaipu, um ônibus com destino a cidade de Londrina foi fiscalizado com apoio dos cães policiais. Foram encontrados bagagens contendo diversos equipamentos eletrônicos contrabandeados do Paraguai, com valor aproximado de 4 mil dólares, e centenas de pomadas anestésicas.
As duas passageiras, brasileiras, foram presas em flagrante e levadas para a Delegacia de Polícia Federal para a lavratura dos procedimentos legais.
Tráfico internacional de drogas e contrabando de cigarros
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira, a Operação Cannabis Express, para desarticular grupo criminoso especializado no tráfico internacional de drogas e contrabando de cigarros.
Cerca de 21 policiais federais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão na cidade de Santa Helena/PR, nas localidades de São Clemente e Vila Celeste.
Uma mulher foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e munições.
A investigação foi iniciada em novembro de 2019, a partir de apreensão de aproximadamente 168 kg de maconha remetidos desta região de fronteira para a cidade de Joinville/SC, por meio de empresa transportadora.
Durante a investigação, verificou-se que o grupo criminoso internalizaria os ilícitos através do Lago de Itaipu em portos clandestinos na região de Santa Helena/PR e estaria relacionado com outras ocorrências de tráfico internacional de drogas e também de contrabando de cigarros.
Nessas ocorrências, foram presos três indivíduos e apreendidos cigarros contrabandeados, cerca de 300 kg de maconha e três veículos utilizados para o transporte dos ilícitos.
Os investigados supostamente cometeram os crimes de tráfico internacional de drogas e de associação para o tráfico internacional, bem como de contrabando. Se condenados, poderão receber penas de até 46 anos de prisão.
O nome da operação faz referência ao modo utilizado, pelo grupo criminoso, de envio de maconha por meio de empresas transportadoras.