Rio de Janeiro, 11 de Dezembro de 2024

PF combate fraude em licitações e desvio de recursos do FUNDEB

Arquivado em:
Sexta, 11 de Outubro de 2024 às 12:47, por: CdB

A investigação busca esclarecer se os suspeitos usavam a compra de materiais como fachada para desviar recursos públicos. De acordo com as apurações, foram adquiridas mais de mil resmas de papel.

Por Redação, com ACS – de Brasília

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira, a Operação Papyrus que visa combater o desvio de recursos do FUNDEB e fraudes em licitação para compra de material de expediente.

pfoperacao.jpeg
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão

A ação é realizada nas cidades de Natal e Lagoa de Pedras/RN. Os policiais estão cumprindo quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 14ª Vara Federal/RN.

A investigação busca esclarecer se os suspeitos usavam a compra de materiais como fachada para desviar recursos públicos. De acordo com as apurações, foram adquiridas mais de mil resmas de papel, as quais não foram encontradas posteriormente nem nas repartições públicas, nem nas escolas do município.

A quantidade comprada foi considerada excessiva, especialmente para o consumo da Secretaria de Educação, que atende a uma população de aproximadamente 7.338 pessoas (dados de 2022) e está entre os últimos colocados no Ranking do IDEB no estado do Rio Grande do Norte.

Paralelamente, é investigada uma licitação realizada por outro município do RN, desta vez para a aquisição de materiais de limpeza. O contrato, no valor de R$ 510 mil, foi firmado com a mesma empresa, que não possui funcionários registrados.

Os delitos em apuração envolvem crime de responsabilidade dos prefeitos, associação criminosa e fraude à licitação.Se condenados, as penas previstas para os investigados somam mais de 23 anos de prisão.

PF combate esquema de venda de mercúrio no Amazonas

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira a Operação Mercúrio Conectado, com o objetivo de desmantelar um suposto esquema criminoso de venda ilegal de mercúrio líquido por meio da internet. A ação resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão.

A investigação começou a partir da análise de redes sociais através de funcionalidade para vendas conhecida como marketplace. Diante dos fatos, constatou-se que a referida plataforma estava sendo utilizada para anunciar a venda de mercúrio líquido, substância de elevada toxicidade e sujeita a rigoroso controle, utilizada na prática do garimpo ilegal na Amazônia.

A investigada, que usava perfil comercial na plataforma de vendas online, poderá responder pelo crime de contrabando, podendo ser cumulado com outros crimes associados.

Abuso sexual infantojuvenil em Nova Venécia

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira, na cidade de Nova Venécia/ES, a Operação Atena III para cumprimento de um mandado de busca e apreensão, expedido pela 1ª Vara Federal de São Mateus/ES, visando a repressão de crimes de divulgação de pornografia infantil através da Internet.

Durante o cumprimento do mandado, o investigado, um servidor público, foi preso em flagrante, pois foram encontradas em sua posse centenas de arquivos de vídeos e imagens, contendo abuso.

Cabe dizer que durante as investigações foi identificado o armazenamento e compartilhamento de aproximadamente 100 arquivos armazenados e compartilhados pelo investigado de material de abuso sexual infanto-juvenil. Na residência do investigado foram apreendidos 13 HDs com suspeita de conterem mídias de violência sexual infanto-juvenil.

As investigações prosseguem sendo conduzidas pelos policiais federais que atuam na Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos da PF, para comprovar a participação deste e outros suspeitos que têm atuação criminosa na rede mundial de computadores.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo