Uma passageira que desembarcou de voo procedente da Turquia foi conduzida à delegacia da PF, em razão da retenção efetuada pela Receita Federal de 203 unidades de medicamento para diabetes, que tem sido utilizado na forma off label para emagrecimento.
Por Redação, com ACS – de São Paulo
A Polícia Federal apreendeu, entre os dias 30 de maio e 1 deste mês, em ações distintas e em conjunto com a Receita Federal, medicamentos, skunk, metanfetamina e cocaína no Aeroporto Internacional de São Paulo.
Na última quinta-feira, uma passageira que desembarcou de voo procedente da Turquia foi conduzida à delegacia da PF, em razão da retenção efetuada pela Receita Federal de 203 unidades de medicamento para diabetes, que tem sido utilizado na forma off label para emagrecimento. A passageira também não havia feito a declaração fiscal e o devido recolhimento do imposto. Fiscais da Anvisa foram acionados e efetuaram a interdição do material, pois ficou clara a intenção comercial de sua importação.
Neste mesmo dia, ocorreram outras duas apreensões: Uma brasileira que desembarcou de voo procedente do Amazonas, foi flagrada pela Receita Federal com quase 14 Kg de skunk dentro de sua mala. A substância ilícita foi encontrada com o auxílio do raio-x móvel. Ela foi conduzida à PF, onde recebeu voz de prisão.
Em outra ação, fiscais da Receita encontraram mais de 2 Kg de metanfetamina em uma mala não retirada das esteiras, que foi reclamada por um homem de nacionalidade chinesa. O suspeito foi conduzido à PF onde, em seu depoimento, disse aos policiais que vive nas ruas em São Paulo e foi abordado por dois homens e coagido, sob ameaça, a vir até o aeroporto retirar a mala, que está em nome de outra pessoa. Os homens o teriam colocado em um táxi e entregado a etiqueta da bagagem.
Por fim, no dia 1 deste mês, uma sul-africana tentou embarcar para a Etiópia com quase 6 kg de cocaína. Ela foi flagrada e presa pelos policiais federais que operam o scanner corporal e fiscalizam os passageiros no controle migratório.
Passageiro com cocaína tentando embarcar para a Europa
A Polícia Federal prendeu, no último dia 29, no Aeroporto Internacional de Viracopos, um homem com 1kg de cocaína escondidas nas roupas e em cápsulas engolidas.
O passageiro, brasileiro, pretendia embarcar em voo com destino a Orly, França, com a droga escondida em suas roupas e com uma pequena quantidade engolida.
A droga foi localizada durante fiscalização de rotina da Polícia Federal no terminal de passageiros e bagagens do Aeroporto no âmbito da Operação Portão Oito, a qual conta com a atuação conjunta da Receita Federal, BAEP e Guarda Municipal de Campinas.
A pena prevista para o crime de tráfico de drogas (internacional) pode chegar a 25 anos de prisão.
Neste ano, a Operação Portão Oito (iniciada em janeiro até 31 de dezembro de 2024), incluindo a ocorrência desta data, já resultou nos seguintes números:
Prisões: 28 pessoas (15 homens e 13 mulheres);
Drogas apreendidas: 200 kg (73kg de cocaína, 94kg de maconha, 33kg de MDMA).