Na ação, nesta segunda-feira, em Campos dos Goytacazes, uma pessoa foi presa, sete armas apreendidas e grande quantidade de munições foi encontrada.
Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro
Policiais civis da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) com apoio da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte), realizaram uma operação que mira desvio de armas e munições compradas legalmente que abasteciam o crime organizado.

Na ação, nesta segunda-feira, em Campos dos Goytacazes, uma pessoa foi presa, sete armas apreendidas e grande quantidade de munições foi encontrada.
De acordo com as investigações da especializada, chamou a atenção dos agentes a discrepância entre a condição financeira do investigado e sua intensa atividade como atirador. Mesmo ele sendo um beneficiário de auxílio emergencial nos anos de 2020 e 2021, o homem adquiriu muitas munições e cartuchos entre 2022 e 2024, o que levantou indícios de irregularidades.
Ele chegou a ter registro como Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC), mas teve seu certificado cancelado em novembro de 2024, em razão da perda de idoneidade decorrente de uma condenação criminal definitiva.
Na ação desta segunda, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão contra o investigado.
Polícia Civil estoura “bunker” do tráfico na Lapa
Policiais civis da 5ª DP (Mem de Sá) prenderam dois homens, na sexta-feira, por tráfico de drogas, associação para o tráfico e resistência. A ação aconteceu em um casarão abandonado, na Lapa, região central do Rio de Janeiro.
De acordo com as investigações, o imóvel era usado como ponto de venda de drogas e servia de base para uma facção criminosa. No local, os agentes apreenderam cerca de duas mil unidades de entorpecentes, incluindo sacolés maconha, haxixe, skunk, pinos de cocaína e pedras de crack, gerando um prejuízo estimado em mais de R$ 100 mil ao tráfico.
O espaço contava com portas de aço e um cômodo isolado, com estrutura reforçada para dificultar ações policiais. As estruturas metálicas pesavam mais de 300 quilos e foram removidas pelos agentes durante a operação.
Contra um dos presos, havia um mandado de prisão preventiva em aberto, já que ele havia se evadido do sistema prisional após ser beneficiado com a saída temporária. Ambos os detidos já possuíam antecedentes por tráfico, associação para o tráfico e roubo.
No momento da abordagem, os suspeitos tentaram agredir os policiais e fugir, com apoio de usuários e outros envolvidos que tentaram impedir a prisão. Todos estão sendo identificados e serão responsabilizados em inquéritos próprios.