Oficialmente, o encontro realizado no Palácio do Planalto teve por objetivo alinhar expectativas e oferecer aos partidos uma oportunidade para que apresentem seus pontos de vista diante o posicionamento político do presidente Lula.
Por Redação – de Brasília
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reuniu-se nesta segunda-feira com líderes dos partidos da base aliada na Câmara, na tarde desta segunda-feira, para conversar sobre emendas e pautas econômicas. Segundo apurou a reportagem do Correio do Brasil junto a pessoas próximas aos participantes do encontro, a campanha eleitoral que se inicia foi um dos assuntos presentes nos comentário trocados durante a reunião.
Oficialmente, o encontro realizado no Palácio do Planalto teve por objetivo alinhar expectativas e oferecer aos partidos uma oportunidade para que apresentem seus pontos de vista diante o posicionamento político do presidente Lula. Na prática, o foco se concentrou no acordo fechado entre os Três Poderes para criar novas regras às emendas parlamentares, entre elas aquela conhecida como ‘emenda PIX’.
Propostas
Embora o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tenha participado do encontro no STF, integrantes do chamado ‘Centrão’ avaliam que as medidas acordadas representam retrocesso para os interesses dos parlamentares.
Ainda durante a reunião, para que o governo possa trabalhar pelas reivindicações dos deputados, os articuladores políticos do Planalto pediram o apoio da base aliada nas votações de propostas econômicas que entrarão em pauta nas próximas semanas, como o projeto que regulamenta a reforma tributária.
O Congresso deverá votar algumas propostas nas próximas duas semanas. Depois, Brasília ficará esvaziada para que os parlamentares se concentrem nas campanhas de seus aliados nas eleições municipais de outubro.