Rio de Janeiro, 14 de Fevereiro de 2025

Lewandowski critica uso de algemas em imigrantes deportados

Arquivado em:
Sábado, 25 de Janeiro de 2025 às 15:48, por: CdB

Em nota divulgada nesta manhã, Lewandowski informou ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “sobre uma tentativa de autoridades dos Estados Unidos de manter cidadãos brasileiros algemados durante o voo de deportação” até Belo Horizonte, destino final da aeronave.

Por Redação – de Brasília

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski determinou neste sábado, às autoridades e representantes do governo norte-americano, a imediata retirada das algemas de migrantes brasileiros deportados dos Estados Unidos. O primeiro voo com brasileiros expulsos pelo governo do presidente Donald Trump chegou na noite passada a Manaus.

imigrantestrump.jpg
Imagem publicada pela Casa Branca nas redes sociais, comprovam que os imigrantes foram algemados

Em nota divulgada nesta manhã, Lewandowski informou ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “sobre uma tentativa de autoridades dos Estados Unidos de manter cidadãos brasileiros algemados durante o voo de deportação” até Belo Horizonte, destino final da aeronave. Segundo nota da Polícia Federal (PF), os brasileiros chegaram algemados à capital amazonense e as condições foram, imediatamente, comunicadas ao ministro pelo diretor-geral da PF, Andrei Passos Rodrigues. Lewandowski disse ao presidente que houve “flagrante desrespeito” aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros.

“Ao tomar conhecimento da situação, o presidente Lula determinou que uma aeronave da FAB fosse mobilizada para transportar os brasileiros até o destino final, de modo a garantir que possam completar a viagem com dignidade e segurança”, diz a nota. O avião norte-americano parou em Manaus para reabastecer, mas uma falha técnica impediu a continuidade do voo até Belo Horizonte.

 

Dignidade

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis. Já a PF afirmou que os brasileiros que chegaram algemados foram recebidos e imediatamente liberados das algemas, na garantia da soberania brasileira em território nacional e dos protocolos de segurança no país. O órgão também proibiu que os brasileiros fossem novamente detidos pelas autoridades norte-americanas.

Os passageiros, de acordo com as autoridades aeroportuárias, foram acolhidos e acomodados na área restrita, onde receberam bebida, comida, colchões e foram disponibilizados banheiros com chuveiros. “Os brasileiros serão acompanhados e protegidos pelos militares da FAB e policiais federais brasileiros”, relatou a PF.

A aeronave com o grupo de 158 migrantes deportados, entre os quais estão 88 são brasileiros, decolou na véspera da cidade de Alexandria, no Estado norte-americano da Virgínia, e pousou em Manaus para reabastecer, onde foi constatada a falha técnica que manteve o avião em solo brasileiro.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo