Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Ícone da imprensa britânica elege Moraes um ‘herói’ brasileiro

O ministro Alexandre de Moraes é o único brasileiro na lista do Financial Times, destacado como 'herói' por sua defesa da democracia e da Constituição em tempos desafiadores.

Sexta, 05 de Dezembro de 2025 às 20:03, por: CdB

Moraes foi citado como destaque “em um momento no qual muitas supremas cortes têm cedido ao autoritarismo e enquanto instituições democráticas demonstraram fragilidade diante líderes populistas e de extrema direita”.

Por Redação, com Reuters – de Londres

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes é o único brasileiro a integrar a lista das 25 pessoas mais influentes do ano feita pelo diário britânico Financial Times (FT), que o incluiu na categoria “heróis”. Divulgada nesta sexta-feira, a lista inclui nomes como o do cantor porto-riquenho Bad Bunny e do banqueiro norte-americano David Solomon, CEO da Goldman Sachs.

Ícone da imprensa britânica elege Moraes um ‘herói’ brasileiro | Alexandre de Moraes recebeu homenagem inédita do Financial Times
Alexandre de Moraes recebeu homenagem inédita do Financial Times

Moraes foi citado como destaque “em um momento no qual muitas supremas cortes têm cedido ao autoritarismo e enquanto instituições democráticas demonstraram fragilidade diante líderes populistas e de extrema direita”. 

O FT cita a atuação de Moraes quando exerceu a relatoria da ação que condenou os envolvidos na trama golpista do 8 de Janeiro, no STF, entre eles o ex-mandatário neofascista Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e três meses de prisão. A justificativa pelo prêmio foi redigida pela historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz.

 

Constituição

“A atuação de Moraes no enfrentamento aos ataques ao sistema eleitoral, no desmantelamento de redes de desinformação e na responsabilização de figuras públicas fortaleceu, no Brasil, a compreensão coletiva de que a Constituição não é um mero enfeite”, escreveu a convidada do FT.

A historiadora também ponderou que as decisões centralizadas e o uso de “instrumentos jurídicos excepcionais” criam uma “tensão “entre firmeza e excesso”.

“Em democracias, o poder deve sempre estar sujeito a contrapesos, mesmo quando exercido em nome da proteção. Manter a atenção aos riscos inerentes ao uso de poderes tão amplos faz parte da prática democrática que Moraes ajudou a resguardar.”

Na categoria “heróis”, na qual o ministro foi incluído, constam outras seis pessoas, incluindo a atriz e ativista americana Jane Fonda. A lista, segundo o icônico diário britânico, foi feita a partir da escolha de repórteres, colunistas e editores da publicação. O texto que apresenta os nomes diz que os escolhidos podem influenciar o mundo para melhor ou pior.

Edições digital e impressa