O estudo indica ainda um aumento de 22 casos em comparação com o mesmo período do ano passado, quando 78 agentes foram atingidos por tiros na Grande Rio.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
O Grande Rio já teve 100 policiais baleados neste ano, o que corresponde a dois agentes atingidos por disparos a cada cinco dias. O levantamento foi feito pelo Instituto Fogo Cruzado e divulgado nesta quarta-feira.

Desses, 48 morreram e 52 ficaram feridos. O caso mais recente ocorreu na terça-feira, quando um PM se feriu em uma operação policial no Complexo da Pedreira, Zona Norte da capital fluminense em uma região dominada pelo TCP (Terceiro Comando Puro), uma das principais facções em atuação no Rio.
O estudo indica ainda um aumento de 22 casos em comparação com o mesmo período do ano passado, quando 78 agentes foram atingidos por tiros na Grande Rio.
Agentes mortos fora de serviço
Ao todo, 51% das vítimas foram atingidas quando estavam fora de serviço. Ao todo, 33 morreram e outros 18 ficaram feridos. Entre essas vítimas, estavam os PMs Sidney dos Santos Debossam, 53, e Celso Gomes de Abril, ambos mortos a tiros na segunda-feira.
Celso foi morto em uma tentativa de assalto em Bento Ribeiro. Zona Norte do Rio. Já Sidney acabou sendo alvo de um ataque orquestrado por homens encapuzados com fuzis em uma moto em frente a um supermercado na Gardênia Azul, Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio.
O Disque Denúncia RJ divulgou um cartaz para pedir ajuda à população no esclarecimento do caso. Outros 39 agentes foram baleados em serviço –nove deles morreram. O programa também pede informações para auxiliar na apuração da morte do PM Allan de Oliveira, também morto a tiros quando estava de folga em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no dia 8 deste mês.
Os policiais militares representam 73% dos agentes baleados, com 35 mortos e outros 38 feridos, indica o estudo.
Polícia Militar: 73 baleados – 35 mortos e 38 feridos
Polícia Civil: 12 baleados – cinco mortos e sete feridos
Exército: quatro mortos
Polícia Penal: quatro feridos
Marinha: três baleados: um morto e dois feridos
Aeronáutica: um morto
Órgão Socioeducativo: um morto
Segurança Presente: um morto
Guarda Municipal: um ferido