A medida, segundo a Autoridade de Garantia da Concorrência e do Mercado (AGCM), está relacionada a uma investigação em andamento.
Por Redação, com ANSA – de Roma
O órgão antitruste da Itália ordenou à gigante das redes sociais Meta na quarta-feira a suspensão de termos que excluem da plataforma WhatsApp seus concorrentes no mercado de chatbots de inteligência artificial generativa.

A medida, segundo a Autoridade de Garantia da Concorrência e do Mercado (AGCM), está relacionada a uma investigação em andamento sobre o possível abuso de posição dominante em relação à integração do serviço de IA da multinacional americana, o Meta AI, ao aplicativo de mensagens.
– A conduta da Meta parece constituir um abuso, uma vez que pode limitar a produção, o acesso ao mercado ou os desenvolvimentos técnicos no setor de serviços de chatbots com inteligência artificial, em detrimento dos consumidores – afirmou a autoridade antitruste.
“Além disso, embora a investigação esteja em andamento, a conduta da Meta pode causar danos graves e irreparáveis à concorrência no mercado, prejudicando a competitividade”, acrescentou a AGCM, justificando a medida preventiva.
Um porta-voz da companhia de Mark Zuckerberg afirmou que a empresa irá recorrer da decisão, definida como “infundada”.
– O surgimento de chatbots de inteligência artificial em nossas APIs de negócios pressionou nossos sistemas, que não foram projetados para suportar esse tipo de uso. A autoridade italiana presume que o WhatsApp seja, de certa forma, uma loja de aplicativos. Os canais para as empresas de IA comercializarem seus produtos são as lojas de aplicativos, seus sites e parcerias setoriais, não a plataforma WhatsApp Business – justificou.
Comissão Europeia
No início de dezembro, a Comissão Europeia já havia aberto uma investigação antitruste para determinar se a forma como a Meta está implementando recursos de IA no WhatsApp viola as regras de concorrência do bloco.
A Meta AI é um chatbot de inteligência artificial generativa que pode interagir com os internautas, aos moldes do ChatGPT e de outras plataformas similares. Ao integrar os mais de 3 bilhões de usuários do WhatsApp ao seu novo serviço, a Meta poderia potencialmente obter uma vantagem comercial sobre chatbots concorrentes.