Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2025

Apple é multada em quase 100 milhões de euros na Itália

A Apple foi multada em quase 100 milhões de euros na Itália por abuso de posição dominante no mercado de aplicativos. Entenda as consequências da política de privacidade da empresa.

Segunda, 22 de Dezembro de 2025 às 11:04, por: CdB

Para os críticos, esse sistema é usado pela Apple para promover seus próprios serviços de publicidade, restringindo a atuação da concorrência.

Por Redação, com ANSA – de Roma

O órgão antitruste da Itália multou a gigante norte-americana de tecnologia Apple em 98,6 milhões de euros (R$ 640 milhões) por suposto abuso de posição dominante no mercado de aplicativos para dispositivos móveis.

Apple é multada em quase 100 milhões de euros na Itália | Órgão antritruste da Itália acusou Apple de impor condições ‘lesivas ‘ a desenvolvedores de apps
Órgão antritruste da Itália acusou Apple de impor condições ‘lesivas ‘ a desenvolvedores de apps

Em nota, a Autoridade de Garantia da Concorrência e do Mercado (AGCM) disse que a multinacional promove uma política de privacidade “restritiva” para desenvolvedores externos em sua App Store, por meio de regras de Transparência e Rastreamento de Aplicativos (ATT) impostas “unilateralmente” e que são “lesivas” aos “interesses dos parceiros comerciais” da empresa.

“Os desenvolvedores terceirizados são obrigados a obter consentimento específico para a coleta e vinculação de dados para fins publicitários por meio de uma tela imposta pela Apple, o chamado aviso ATT, que, no entanto, não é suficiente para atender aos requisitos estabelecidos pela legislação de privacidade”, disse a AGCM.

Apps e sites

O ATT foi introduzido pela Apple em 2021 e determina que aplicativos obtenham o consentimento do usuário por meio de uma janela pop-up antes de rastrear sua atividade em outros apps e sites. Caso a pessoa recuse, o aplicativo perde o acesso às informações que permitem a segmentação de anúncios.

Para os críticos, esse sistema é usado pela Apple para promover seus próprios serviços de publicidade, restringindo a atuação da concorrência.

– Como os dados do usuário são um elemento fundamental para a publicidade online personalizada, a inevitável duplicação de solicitações de consentimento induzida pelos métodos de implementação da política ATT prejudica a atividade dos desenvolvedores, que baseiam seu modelo de negócios na venda de espaços publicitários, bem como a dos anunciantes e plataformas de intermediação de publicidade – explicou o antitruste italiano.

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