O colapso foi causado pelas tempestades dos últimos dias, a mais recente ocorrida na noite passada.
Por Redação, com Ansa – de Melendugno, Itália
As más condições climáticas no sul da Itália devastaram o chamado “Arco do Amor”, uma imponente e icônica formação rochosa localizada em Melendugno, na região da Puglia. Uma das paisagens costeiras mais emblemáticas de Salento, a estrutura desmoronou durante a madrugada deste domingo, completamente.

O colapso foi causado pelas tempestades dos últimos dias, a mais recente ocorrida na noite passada. Apesar do susto e do estrondo causado pelo desabamento, a queda da formação rochosa de calcário branco não deixou feridos, segundo as autoridades locais.
— É um golpe terrível no coração — lamentou uma moradora local.
Ciclone
O desastre geológico ocorreu em meio à passagem do ciclone Oriana pelo território italiano. As violentas ondas, combinadas com rajadas de vento e chuva torrencial, deram o golpe final em uma estrutura que já estava fragilizada.
— Uma das atrações turísticas mais famosas da nossa costa e de toda a Itália está desaparecendo. Um ícone da nossa região está despedaçado e perdido no mar. Infelizmente, a natureza segue seu curso e, às vezes, o que ela dá, ela tira — constatou o prefeito de Melendugno, Maurizio Cisternino.
Cenário
Moradores locais relataram ter ouvido um grande barulho e, na sequência, perceberam o desabamento da formação rochosa, uma ponte natural esculpida ao longo dos séculos pela erosão. O episódio vem sendo considerado o dano paisagístico mais significativo já registrado na Puglia, nos últimos anos.
Janela natural onde milhares de casais trocaram votos e onde turistas do mundo inteiro aguardavam o amanhecer deste domingo para tirar fotos, o ‘Arco do Amor’ também foi cenário de inúmeros comerciais de televisão.