Em seu perfil no Telegram, Zelensky disse que concordou com Trump em “discutir pessoalmente quais passos podem ser tomados para obter uma paz verdadeiramente duradoura”.
Por Redação, com ANSA – de Washington
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversou por telefone com o ex-mandatário dos Estados Unidos Donald Trump, em uma tentativa de estreitar os laços com o possível futuro inquilino da Casa Branca.
Em seu perfil no Telegram, Zelensky disse que concordou com Trump em “discutir pessoalmente quais passos podem ser tomados para obter uma paz verdadeiramente duradoura”. “Sublinhei a importância vital do apoio americano bipartidário à defesa da liberdade e independência de nosso país”, acrescentou.
Candidato republicano
Zelensky também felicitou o magnata pela nomeação como candidato republicano à presidência e condenou o atentado do último sábado, quando o ex-mandatário foi ferido por um tiro de raspão no orelha. “Desejei força e absoluta segurança para o futuro”, afirmou o ucraniano.
Trump, por sua vez, relatou que a conversa foi “muito boa” e que ele levará “a paz ao mundo” e colocará “fim a uma guerra que custou muitas vidas humanas e devastou muitas famílias inocentes”. “Aprecio que o presidente Zelensky tenha me procurado. Todas as duas partes se unirão e negociarão um acordo que encerre a violência e abra caminho à prosperidade”, disse.
O republicano é acusado por adversários de ser simpático ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, e já indicou que só manterá a ajuda militar à Ucrânia se Zelensky aceitar negociar a paz.