Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Ciro Gomes se aproxima do PL, apesar das críticas de Michelle Bolsonaro

Ciro Gomes se aproxima do PL, gerando críticas de Michelle Bolsonaro sobre alianças políticas. Entenda o cenário político no Ceará e as implicações dessa movimentação.

Segunda, 01 de Dezembro de 2025 às 19:49, por: CdB

A fala ocorreu após a leitura, no palco, de uma notícia segundo a qual Ciro teria declarado estar “orgulhoso” de ter redigido a ação que levou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a tornar Jair Bolsonaro inelegível em 2023.

Por Redação – de Brasília

Bombardeada internamente no PL pelos filhos do marido, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro abriu um novo front de batalha. Dessa vez, contra o ex-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PSDB). Nesta segunda-feira, a mulher do ex-mandatário neofascista fez duras críticas ao PL do Ceará por sua aproximação com o ex-governador do Estado.

Ciro Gomes se aproxima do PL, apesar das críticas de Michelle Bolsonaro | Ciro Gomes deve ser candidato ao governo do Ceará
Ciro Gomes deve ser candidato ao governo do Ceará

Na véspera, Michelle Bolsonaro já havia se pronunciado durante o lançamento da pré-candidatura do senador Eduardo Girão (Novo) ao governo cearense. Durante a cerimônia, Michelle afirmou que a movimentação do partido foi conduzida de uma maneira “apressada”.

A fala ocorreu após a leitura, no palco, de uma notícia segundo a qual Ciro teria declarado estar “orgulhoso” de ter redigido a ação que levou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a tornar Jair Bolsonaro inelegível em 2023. Foi quando ela criticou duramente a direção estadual do partido.

— Tenho orgulho de vocês, mas não dá para fazer aliança com alguém que é contra o maior líder da direita. Vamos trabalhar para eleger o Girão. Vocês se precipitaram nessa aliança — condenou.

 

Negociação

De pronto, o presidente estadual do PL, deputado André Fernandes, rebateu as críticas e sustentou que a aproximação com Ciro Gomes foi negociada com o marido dela, antes da prisão na semana passada. Ele também afirmou que o movimento teria respaldo do presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto.

Ciro Gomes, que saiu do PDT para se filiar ao PSDB, é cotado como possível candidato ao governo do Ceará, em 2026. Ele pode enfrentar o atual governador Elmano de Freitas (PT).

Edições digital e impressa