O ato foi na Rua Barão do Bom Retiro, importante ligação entre o subúrbio carioca e bairros mais próximos ao centro da cidade, como Vila Isabel, Grajaú e Andaraí.
Por Redação, com CartaCapital e ACS – do Rio de Janeiro
Cinco ônibus foram sequestrados na manhã desta terça-feira no bairro Engenho Novo, no Rio de Janeiro. Criminosos usaram os veículos para deixá-los atravessados na visando interromper o trânsito.

O ato foi na Rua Barão do Bom Retiro, importante ligação entre o subúrbio carioca e bairros mais próximos ao centro da cidade, como Vila Isabel, Grajaú e Andaraí.
Segundo a Polícia Militar (PM), o sequestro é uma retaliação de criminosos à ocupação, por parte da PM, do Morro São João, que ocorre desde janeiro. A presença da polícia na comunidade tem como meta principal impedir disputas entre facções rivais dos morros São João e do vizinho Macacos, que dura mais de um ano.
Os cinco ônibus foram deixados no meio da pista sem as chaves, de forma a dificultar a remoção dos veículos. Um reboque foi acionado para liberar a via, na altura da rua Acaré.
Linhas
O Rio Ônibus – Sindicato das Empresas de Ônibus do Município do Rio de Janeiro – informou que os veículos usados como barricadas são os seguintes:
B27126 – 639 (Jardim América x Saens Pena)
A72045 – 422 (Grajaú x Cosme Velho)
B25588- 606 (Engenho de Dentro x Terminal Gentileza)
C47574 – 607 (Cascadura x Rio Comprido)
B25598 – 606 (Engenho de Dentro x Terminal Gentileza)
Ainda de acordo com o Rio Ônibus, apenas este ano 27 veículos foram sequestrados. “Mais uma vez reiteramos o apelo às autoridades de segurança pública, ressaltando a necessidade urgente de se tomar providências para devolver o direito de viver em paz da população carioca”, informou a entidade, em nota.
Prejuízos
Seis linhas que passam pela região estão com a operação prejudicada:
232 (Lins x Castelo)
606 (Engenho de Dentro x Terminal Gentileza)
SV606 (Engenho de Dentro x Terminal Gentileza)
607 (Cascadura x Rio Comprido)
638 (Marechal Hermes x Saens Peña)
639 (Jardim América x Saens Peña)
Desvios
O Centro de Operações Rio, serviço de monitoramento da prefeitura em tempo real, recomenda os seguintes desvios aos motoristas:
Do Grande Méier para o Centro ou Grande Tijuca: Rua General Belegarde, Avenida Marechal Rondon e Rua São Francisco Xavier.
Da Grande Tijuca ou Centro para o Grande Méier: Avenida Rei Pelé, Rua São Francisco Xavier e Rua 24 de Maio.
Polícia Civil prende líder de milícia
Policiais civis da 14ª DP (Leblon) prenderam um homem apontado como atual líder da organização criminosa que atua nas comunidades de Rio das Pedras e Sertão/Sertãozinho. A ação foi realizada na segunda-feira e, após trabalho de inteligência e monitoramento, os agentes conseguiram localizá-lo em um condomínio.
De acordo com os agentes, a distrital vinha monitorando os passos do criminoso há alguns dias. Nesta segunda, após confirmar que o alvo estaria em um imóvel em Rio das Pedras, equipes foram até ao local e conseguiram efetuar a captura. Com ele, os policiais apreenderam uma pistola.
As investigações apontam que o criminoso, além de liderar o crime organizado nas localidades, era responsável por arrecadar dinheiro e distribuí-lo para os comparsas presos. Ele foi um dos criminosos que conseguiu fugir em 2023 de uma operação realizada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público que mirava a milícia na região.
O criminoso é filho de um antigo líder da milícia. Seu pai foi chefe da organização criminosa que atuava em Rio das Pedras durante a década de 1980.
Contra ele, os agentes cumpriram um mandado de prisão por organização criminosa. O miliciano também foi autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.