A ação tem como principal objetivo desarticular a estrutura financeira, logística e operacional da organização criminosa, além de prender traficantes que atuam na região.
Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro
A Polícia Civil deflagrou, nesta segunda-feira, a primeira fase da Operação Contenção, uma ofensiva estratégica para conter e atacar o avanço territorial da facção criminosa Comando Vermelho na Zona Oeste da capital.

A ação tem como principal objetivo desarticular a estrutura financeira, logística e operacional da organização criminosa, além de prender traficantes que atuam na região. O principal alvo, um ex-policial militar, já foi capturado na Muzema.
A Operação Contenção será contínua, integrando todos os departamentos da Polícia Civil para enfrentar permanente o crime organizado. Entre as frentes integradas da operação, destaca-se a atuação da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), com o apoio das delegacias distritais vinculadas ao Departamento Geral de Polícia da Capital (DGPC), bem como das unidades especializadas do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).
Esta é apenas a primeira fase, e novas ações estratégicas serão realizadas de forma sistemática para impedir a expansão da facção e garantir maior segurança à população da Zona Oeste.
A ação desta segunda conta ainda com o apoio da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Vidigal.
As unidades da Polícia Civil cumpriram 22 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária, com foco na desarticulação de uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas com base nas comunidades da Muzema, Itanhangá, Rio das Pedras, além de atuação na Cruzada São Sebastião e Vidigal, na Zona Sul.
Atropelamento em Nova Iguaçu
Policiais civis da 56ª DP (Comendador Soares) prenderam, em menos de 24 horas, o motorista de aplicativo acusado de tentar matar diversas pessoas em Comendador Soares, bairro de Nova Iguaçu, ao jogar o carro contra elas. Ele foi encontrado no início da noite de sábado, em Curicica, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Além dele, os agentes localizaram o carro usado no crime, com marcas de batida.
De acordo com a investigação, o caso aconteceu na noite de sexta-feira, na Rua Presidente Vargas, quando, após uma discussão, o criminoso jogou o veículo contra os passageiros, que tinham acabado de descer, e demais pessoas que estavam em um bar. Ele tentou atingir dez pessoas que estavam na calçada e chegou a ferir duas. Após o ataque, o motorista fugiu do local.
Segundo os agentes da distrital, ao tomar conhecimento do ocorrido, após diligências e cruzamento de dados de inteligência, o automóvel utilizado foi encontrado estacionado no bairro da Curicica. Os policiais civis permaneceram no local até que, no início da noite, o homem apareceu e foi preso em flagrante por dez tentativas de homicídios.
Além disso, na delegacia, constatou-se que ele não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e que fazia uso da inscrição de seu irmão mais novo para dirigir em aplicativo de transporte.