Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Atiradores com registro federal já superam número de PMs da ativa

Atualmente, existem 2,8 milhões de armas registradas em acervos particulares, segundo levantamento oficial. Além da quantidade definida como pertencente a CACs, que chega a 957,3 mil. Outras 692,5 mil armas pertencem a cidadãos comuns com autorização para posse ou porte.

Terça, 26 de Julho de 2022 às 13:07, por: CdB

Atualmente, existem 2,8 milhões de armas registradas em acervos particulares, segundo levantamento oficial. Além da quantidade definida como pertencente a CACs, que chega a 957,3 mil. Outras 692,5 mil armas pertencem a cidadãos comuns com autorização para posse ou porte.

Por Redação - de Brasília
Os assim chamados colecionadores de armas, atiradores profissionais e caçadores (CACs) tiveram um aumento significativo na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em meio à política pró-armamento do governo, esse contingente cresceu 474%: passou de 117.467, em 2018, para 673.818 este ano, até 1º de julho.
bolso-tiro.jpg
Em treino de tiro, presidente Bolsonaro não consegue manusear pistola
O número de pessoas cadastradas como CACs é maior do que os 406 mil policiais militares da ativa que atuam em todo o país, segundo pesquisa do diário conservador paulistano ‘O Estado de S. Paulo’. Também é maior do que o efetivo de 360 mil homens das Forças Armadas. Atualmente, existem 2,8 milhões de armas registradas em acervos particulares. Além da quantidade definida como pertencente a CACs, que chega a 957,3 mil. Outras 692,5 mil armas pertencem a cidadãos comuns com autorização para posse ou porte.

Clubes de tiro

Assim como os registros de novas armas e o credenciamento de CACs, as lojas de armamento e os clubes de tiros também cresceram exponencialmente no atual governo. Atualmente, existem 2.066 clubes em todos os Estados brasileiros. O número de clubes de tiros no país também é maior do que a quantidade de diretórios de dois jovens partidos: a Rede e o Novo, ambos deferidos pelo TSE em 2015. O Novo tem 29 e a Rede, 147, segundo dados da Corte Eleitoral. A quantidade de clubes e associações de tiros é quase semelhante ao número de diretórios do PL, sigla pela qual o presidente concorre à reeleição, tem 2.250 unidades partidárias.
Edições digital e impressa