Segundo dados da Justiça eleitoral, a maioria das denúncias registradas até agora se refere a campanhas para o cargo de vereador. São 19 mil casos.
Por Redação, com CartaCapital – de Brasília
O aplicativo Pardal, lançado pela Justiça Eleitoral, registrou 37,2 mil denúncias de publicidade eleitoral irregular em um mês.
O objetivo da plataforma é facilitar as denúncias de irregularidades nas campanhas municipais. Lançada por meio de uma portaria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o aplicativo permite que eleitores encaminhem os casos para o juiz eleitoral competente.
Segundo dados da Justiça eleitoral, a maioria das denúncias registradas até agora se refere a campanhas para o cargo de vereador. São 19 mil casos.
Já sobre as campanhas para prefeito, os pedidos de apuração de irregularidades totalizam 10 mil registros.
Inteligência Artificial
Em uma eleição marcada pelo crescente uso das ferramentas digitais, de perfis em redes sociais a mecanismos de Inteligência Artificial (IA), as denúncias por supostas irregularidades nas campanhas na internet representam 11% do total.
Já os casos de irregularidade ligados à publicidade no geral correspondem a 89% dos pedidos.
Quando divididas por Estado, as denúncias se apresentam da seguinte maneira: São Paulo responde por 7,2 pedidos de investigação no Pardal, enquanto Minas Gerais concentra 4,5 mil casos. O Rio Grande do Sul aparece em terceiro lugar, com 3,7 mil casos.