Rio de Janeiro, 06 de Maio de 2025

Após ‘lambança’ do União Brasil, Alcolumbre busca nome para ministério

Após recuo do União Brasil sobre Pedro Lucas, Davi Alcolumbre procura um nome técnico para o Ministério das Comunicações, visando fortalecer a base do governo Lula.

Quarta, 23 de Abril de 2025 às 18:34, por: CdB

A decisão do UB em recuar sobre o convite ao deputado e líder da bancada, Pedro Lucas (MA), para assumir o Ministério das Comunicações no lugar de Juscelino Filho tem sido mal avaliada por nomes importantes da legenda.

Por Redação – de Brasília

Presidente do Congresso, o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) busca agora um nome considerado técnico para ocupar o Ministério das Comunicações do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo aliados do senador, a tendência é que seja um nome sem filiação partidária e da estreita relação de confiança de Alcolumbre.

Após ‘lambança’ do União Brasil, Alcolumbre busca nome para ministério | O deputado Pedro Lucas (UB-MA) permanece na liderança da legenda
O deputado Pedro Lucas (UB-MA) permanece na liderança da legenda

A decisão do UB em recuar sobre o convite ao deputado e líder da bancada, Pedro Lucas (MA), para assumir o Ministério das Comunicações no lugar de Juscelino Filho tem sido mal avaliada por nomes importantes da legenda. Um desses líderes classificou como “lambança”, em comentário ouvido por jornalistas, a forma como a cúpula do partido conduziu a sucessão. 

A negativa sobre o convite deveria ter sido anunciada há mais tempo e, assim, ter permitido a opção ao governo de escolher outros nomes para o cargo, o que não ocorreu. Agora, esses líderes enxergam o movimento como um sinal de desorganização interna, o que, de certa forma, expõe o partido que tem três ministério na Esplanada, mas deixa muito a desejar na entrega de votos e no alinhamento de pautas importantes para o governo.

 

Continue lendo

Perfil

A decisão foi tomada ainda na noite passada, após o deputado Pedro Lucas confirmar a recusa de integrar a Esplanada, em um constrangimento público que expôs a fragilidade do governo federal em sua base. De acordo com relatos, Alcolumbre fez chegar a integrantes do Palácio do Planalto na própria noite de terça que deveria escolher um nome com esse perfil.

Há uma expectativa entre aliados dos dois políticos que a reunião entre o presidente Lula e o senador deverá ocorrer nas próximas horas, para definir o nome do próximo ministro. No Palácio do Planalto também houve sinais de profunda irritação com o episódio promovido pela direção do UB e não faltaram opiniões no sentido de rever o espaço do partido no primeiro escalão do governo.

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, chegou a ser chamada pelo presidente, na noite passada, para uma reunião no Palácio da Alvorada, após a recusa de Pedro Lucas.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo