De acordo com o ministro Carlos Fávaro, o Brasil poderá exportar pescados extrativos e de cultivo para o mercado da Malásia. O país autorizou ainda a entrada de gergelim e ovo em pó do Brasil.
Por Redação, com ABr – de Kuala Lumpur
O Brasil poderá exportar seis novos produtos agropecuários para importadores malaios, em um dos primeiros resultados positivos da viagem da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Ásia. A abertura de mercado foi anunciada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, após reunião bilateral nesta sexta-feira no Ministério da Agricultura da Malásia.

— Seis mercados abertos, a retomada importante da exportação do frango brasileiro e novas oportunidades para o setor produtivo e para a população brasileira — afirmou Fávaro.
De acordo com o ministro, o Brasil poderá exportar pescados extrativos e de cultivo para o mercado da Malásia. O país autorizou ainda a entrada de gergelim e ovo em pó do Brasil. A Malásia também liberou a importação de melões do Ceará e do Rio Grande do Norte e de maçãs do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Frango
Além das aberturas de mercados, a Malásia vai retomar a importação de frango brasileiro, embarques que estão suspensos desde 16 de maio quando o Brasil registrou um caso de gripe aviária em plantel comercial.
— Retomamos o comércio de carne de frango em apenas três meses, um processo que poderia levar 12 meses conforme prevê o protocolo e já nesse curto espaço de tempo conseguimos concluir — acrescentou o ministro.
A flexibilização do protocolo de exportação de frango era uma das prioridades do governo brasileiro. A Malásia também confirmou ao governo brasileiro a realização de uma auditoria em novembro em 16 frigoríficos de carne suína para habilitação para exportações. Atualmente, dois frigoríficos estão aptos a exportar carne suína ao país do Sudeste Asiático.