Rio de Janeiro, 29 de Dezembro de 2025

China realiza exercícios militares massivos em torno de Taiwan

A China realiza exercícios militares massivos próximos a Taiwan, simulando um bloqueio dos principais portos da ilha. Impactos nas viagens aéreas são esperados.

Segunda, 29 de Dezembro de 2025 às 16:43, por: CdB

De acordo com a China, as atividades simulam um bloqueio dos principais portos da ilha.

Por Redação, com Ansa – de Taipei

A China anunciou, nesta segunda-feira, o início de exercícios militares massivos próximos a Taiwan, que detectou ao menos 89 aeronaves e 28 embarcações de Pequim perto de seu território.

China realiza exercícios militares massivos em torno de Taiwan | Moradores de Taiwan observam a passagem de um caça chinês sobre a ilha
Moradores de Taiwan observam a passagem de um caça chinês sobre a ilha

Segundo comunicado do Comando da Zona Leste do Exército de Libertação Popular, as Forças Armadas do gigante asiático estão “utilizando destróieres, fragatas, caças, bombardeiros e drones” em seus exercícios, que incluem “disparos com munição real contra alvos marítimos ao norte e sudoeste de Taiwan”.

De acordo com a China, as atividades simulam um bloqueio dos principais portos da ilha.

 

Passageiros

Já a Administração da Aviação Civil de Taipei prevê que os exercícios militares de Pequim possam prejudicar mais de 100 mil passageiros aéreos no país.

Nesta terça-feira, “voos programados, incluindo cerca de 296 partidas internacionais, 265 chegadas internacionais e 296 voos em trânsito, serão afetados”, afirmou a administração, acrescentando que espera transtornos nas viagens de “mais de 100 mil pessoas”. 

Edições digital e impressa