Rio de Janeiro, 26 de Janeiro de 2026

Deslizamento deixa ao menos 17 mortos na Indonésia

Um deslizamento de terra na Indonésia resultou em pelo menos 17 mortes e dezenas de desaparecidos. As equipes de resgate continuam a busca por sobreviventes.

Segunda, 26 de Janeiro de 2026 às 13:05, por: CdB

Ainda há dezenas de desaparecidos, e o número de vítimas deve aumentar.

Por Redação, com CartaCapital – de Jacarta

Ao menos 17 pessoas morreram após um deslizamento de terra na Indonésia. O balanço pode aumentar, já que há dezenas de desaparecidos, segundo autoridades de resgate, no terceiro dia das operações de socorro.

Deslizamento deixa ao menos 17 mortos na Indonésia | Equipes de resgate atuam para tentar localizar as pessoas desaparecidas após deslizamento na Indonésia
Equipes de resgate atuam para tentar localizar as pessoas desaparecidas após deslizamento na Indonésia

A enxurrada provocada por fortes chuvas atingiu no sábado 24 uma aldeia na região de Bandung Ocidental, na ilha de Java, onde áreas residenciais foram cobertas por escombros e dezenas de pessoas tiveram de sair de suas casas.

“O balanço de mortes do deslizamento em Bandung Ocidental chegou a 17 pessoas”, disse em comunicado Abdul Muhari, da Agência Nacional de Mitigação de Desastres.

Responsáveis locais acrescentaram que mais de 40 pessoas estão desaparecidas.

Dezenas de familiares e amigos aguardavam angustiadas nesta segunda-feira perto da vila de Pasirlangu, a 25 km a noroeste de Bandung, uma das duas parcialmente soterradas pelo deslizamento provocado por chuvas torrenciais.

– É impossível que ainda estejam vivos. Só quero que seus corpos sejam encontrados – disse Aep Saepudin, que todos os dias busca notícias de 11 parentes desaparecidos, entre eles, sua irmã.

Desastres

O deslizamento, ocorrido no sábado por volta das 2h30 locais (16h30 de sexta-feira em Brasília), danificou gravemente mais de 50 casas e obrigou a evacuação de mais de 650 pessoas, acrescentou a agência local de gestão de desastres.

Cerca de 2 mil militares, policiais e voluntários, com o auxílio de maquinário pesado, participavam nesta segunda-feira das operações de busca ao pé do Monte Burangrang, sob nuvens ameaçadoras, constatou uma jornalista da agência francesa de notícias Agence France-Presse (AFP).

As Forças Armadas da Indonésia informaram que quatro fuzileiros navais estavam entre os mortos confirmados e que 19 permanecem desaparecidos.

Edições digital e impressa