Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Uefa considera suspender Israel em razão da guerra em Gaza

A Uefa considera suspender Israel de competições internacionais devido à guerra em Gaza, com votação prevista para a próxima semana. Impactos diretos nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Quinta, 25 de Setembro de 2025 às 14:52, por: CdB

Israel está caminhando para seguir os mesmos passos da Rússia, que foi suspensa por Fifa e Uefa poucos dias depois do início da guerra na Ucrânia, desencadeada em 2022.

Por Redação, com ANSA – de Londres

A Uefa, instituição máxima do futebol europeu, está considerando suspender Israel de todas as competições internacionais em razão da guerra na Faixa de Gaza.

Uefa considera suspender Israel em razão da guerra em Gaza | Instituição máxima do futebol europeu deve votar exclusão do país de seus torneios
Instituição máxima do futebol europeu deve votar exclusão do país de seus torneios

De acordo com múltiplos veículos de comunicação, a medida estaria muito bem encaminhada, pois o órgão precisará abrir uma votação para suspender a Associação Israelense de Futebol (IFA) e diversos membros do comitê executivo da Uefa seriam a favor da ação.

O jornal britânico The Times especificou que uma decisão final sobre o episódio “é esperada para a próxima semana, com a maioria dos membros a favor”.

Uma provável suspensão da IFA resultaria na exclusão da seleção de Israel das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 e impactaria a participação do Maccabi Tel Aviv na Europa League.

Fifa e Uefa

O ministro dos Esportes israelense, Miki Zohar, garantiu que está “trabalhando com o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, para impedir essa medida”.

Israel está caminhando para seguir os mesmos passos da Rússia, que foi suspensa por Fifa e Uefa poucos dias depois do início da guerra na Ucrânia, desencadeada em 2022.

Embora a medida seja sustentada pela Uefa, não está claro se a instituição regida por Gianni Infantino apoiará a exclusão da IFA, principalmente por causa das estreitas relações do ítalo-suíço com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e aliado de Netanyahu.

Caso a suspensão de Israel seja concretizada, a saída de cena do país impactará diretamente a Itália, já que a Azzurra está no mesmo grupo dos israelenses nas eliminatórias para o Mundial de 2026. O próximo embate entre as seleções está agendado para 14 de outubro.

Edições digital e impressa