De acordo com o MPRJ, essas pessoas são suspeitas de praticar, divulgar e instigar a realização de atos de discriminação e preconceito em relação à raça, cor, etnia e procedência nacional, além do crime de corrupção de menores.
Por Redação, com ABr - do Rio de Janeiro
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil cumpriram nesta quinta-feira quatro mandados de prisão e 30 de busca e apreensão contra grupos de pessoas que se autodeclaram nazistas. Os mandados da operação Bergon estão sendo cumpridos em sete Estados.
Além do Rio de Janeiro, policiais atuaram em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Norte.
De acordo com o MPRJ, essas pessoas são suspeitas de praticar, divulgar e instigar a realização de atos de discriminação e preconceito em relação à raça, cor, etnia e procedência nacional, além do crime de corrupção de menores.
Alguns dos suspeitos são adolescentes. O grupo é investigado por publicar, em redes sociais e em aplicativos de mensagens, fotografias, imagens e textos de cunho racista, homofóbico, antissemita ou nazista. Há ainda a incitação da prática de violência contra esses segmentos.
Segundo o MPRJ, o nome da operação faz referência à freira francesa Denise Bergon, que desafiou nazistas ao abrigar e salvar a vida de dezenas de crianças judias durante a Segunda Guerra.
Narcotraficante
Policiais civis da 146ª DP (Guarus) prenderam, na quarta-feira, um narcotraficante que atuava em comunidades de Campos dos Goytacazes, na Região Norte. Segundo as investigações, o acusado tem envolvimento em homicídios e disputas de ponto de venda de drogas.
Os agentes chegaram até o autor após trabalho do Setor de Inteligência da unidade policial, que apurou o envolvimento do traficante em um assassinato ocorrido recentemente no município.
Receptação de celular roubado
Durante operação para coibir roubos e receptação de celulares, policiais civis da 11ª DP (Rocinha) e militares prenderam em flagrante, na quarta-feira, um homem pelo crime de receptação. Com ele foi recuperado um celular roubado, registrado na área da 7ª DP (Santa Teresa).
Segundo os agentes, o acusado foi detido quando saía da comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio, com o aparelho. Ele foi encaminhado para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.
Violência doméstica
Policiais civis da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Duque de Caxias capturaram, na terça-feira, um homem em cumprimento a um mandado de prisão preventiva pelos crimes de ameaça, coação no curso do processo e descumprimento de decisão Judicial de medidas protetivas de urgência.
O autor foi localizado no Centro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Após a ação, ele foi encaminhado para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.