Os processos tiveram por objeto a contratação de prestação temporária de serviços de cuidadores e encarregados de limpeza em instituição de acolhimento de idosos durante o período pandêmico de covid-19.
Por Redação, com ACS - de São Paulo
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a fase ostensiva da Operação Esparrela, com o objetivo de dar cumprimento a mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, visando à coleta de elementos de informação que possibilitem desvelar autoria e materialidade de supostos crimes, tendo em vista a suspeita de ocorrência de fraude em processos de licitação (nº 296/2020, 332/2020 e 345/2020) promovidos pela Prefeitura Municipal de Tupã/SP.
Os processos tiveram por objeto a contratação de prestação temporária de serviços de cuidadores e encarregados de limpeza em instituição de acolhimento de idosos durante o período pandêmico de covid-19, bem assim, eventual malversação de recursos públicos federais disponibilizados por intermédio de Termo de Colaboração.
Por se tratar de investigação que tramita em segredo de Justiça, não serão divulgados nomes de pessoas envolvidas, ressaltando-se, no entanto, que tanto órgãos públicos quanto endereços de agentes políticos não foram objeto das buscas.
Contrabando
Em mais uma operação integrada entre as forças de segurança estaduais e federal, na segunda-feira, policiais apreenderam um veículo utilizado por contrabandistas e um indivíduo menor de idade, que realizava a atividade de "olheiro", no município de Santa Helena/PR.
Durante a manhã, policiais federais, em conjunto com a PM/PR, BPFron e o COPE, realizavam patrulhamento ostensivo nas áreas rurais, próximas às margens do lago de Itaipu. Em determinado momento, após os policiais darem ordem de parada, o condutor de um veículo iniciou fuga pelas ruas dos distritos de Santa Helena Velha e Esquina Céu Azul, em alta velocidade, transitando na contramão e realizando diversas ultrapassagens perigosas.
Após acompanhamento tático, os policiais conseguiram alcançar o veículo, que logo foi abandonado pelo condutor para fugir pela mata local. Durante as buscas pelo motorista, um indivíduo menor de idade foi apreendido, pois realizava a função de "olheiro" para quadrilhas de tráfico de entorpecentes e contrabando.
O veículo foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR e o indivíduo menor de idade apreendido foi encaminhado para o Conselho Tutelar de Santa Helena/PR.